• 3 de fevereiro de 2025
#Esportes

Com apoio do Ministério do Esporte, brasileiros participam pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos Militares

Pela primeira vez na história, uma delegação brasileira participará dos Invictus Games, competição internacional paralímpica para militares, com disputas em 11 modalidades – seis de inverno e cinco de verão. Oito atletas foram convocados para representar o país nas provas de natação e vôlei sentado. O Ministério do Esporte teve um papel fundamental para viabilizar essa participação e estará presente acompanhando o evento.

A competição será realizada em duas cidades canadenses, Whistler e Vancouver, de 7 a 17 de fevereiro. As modalidades de inverno são: biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui nórdico, skeleton e snowboard. Já as modalidades de verão incluem basquete em cadeira de rodas, natação, remo indoor, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O apoio do Ministério do Esporte foi essencial para que o Brasil ingressasse na Invictus Foundation, garantindo que os atletas das Forças Armadas e das forças auxiliares tenham acesso a todas as oportunidades oferecidas pela entidade. “A participação nos Jogos Invictus será um marco para o paradesporto militar brasileiro, permitindo que nossos atletas desfrutem dos benefícios da reabilitação e reintegração social por meio do esporte. Essa medida reforça nosso compromisso com a inclusão e com o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação e cidadania plena”, destacou o secretário nacional do Paradesporto, Fábio Araújo.

O secretário, atendendo a um convite do Ministério da Defesa, acompanhará a delegação brasileira na competição. “Estar presente nesse evento não apenas reafirma nosso compromisso com os atletas das Forças Armadas e forças auxiliares, mas também representa uma oportunidade valiosa para trocar experiências com outras nações e dialogar com autoridades internacionais do paradesporto. Essa participação será estratégica para ampliar nossas iniciativas e consolidar o Brasil como referência global no desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência”, completou Araújo.

Por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR), o Ministério do Esporte destinou R$ 170 mil para a aquisição de passagens aéreas, diárias e seguro-viagem, garantindo a participação dos atletas.

Atletas

Os convocados foram Luiz Felipe Fraga, Juan Ricardo Feindt, Diogo Demarqui, Marcelo Pires de Azevedo, Douglas Padilha de Souza, Alex Witkovski, Leandro Santos e Paulo Cavalcanti dos Santos. Todos disputarão partidas de vôlei sentado. Com exceção de Diogo, Marcelo e Alex, os brasileiros também competirão nas provas de natação.

O Brasil se tornou o 24º país filiado aos Invictus Games. O evento, realizado a cada dois anos, foi idealizado pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex, e teve sua primeira edição em 2014. Seu principal objetivo é promover a recuperação e a reabilitação dos veteranos participantes.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Com apoio do Ministério do Esporte, brasileiros participam pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos Militares

No primeiro dia do ano letivo, prefeita

Com apoio do Ministério do Esporte, brasileiros participam pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos Militares

Vereador defende decretação de estado de calamidade