• 30 de janeiro de 2025
#Agronegócio

Cofco Anuncia Investimento de R$ 1,2 Bilhão em Expansão Logística Ferroviária no Brasil

A Cofco International, gigante chinesa do setor agrícola, anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão para a compra de 979 vagões e 23 locomotivas, com o objetivo de expandir sua operação logística no Brasil. A nova frota será responsável pelo transporte de grãos e açúcar até o Terminal Export Cofco (TEC), localizado no STS-11, no Porto de Santos, por meio da malha ferroviária da Rumo.

Objetivos e Benefícios Ambientais

De acordo com Fabrício Degani, diretor de logística para a divisão de grãos e oleaginosas da Cofco no Brasil, o projeto visa aumentar a eficiência do transporte ferroviário e reduzir a dependência do transporte rodoviário, contribuindo para a diminuição das emissões de carbono. “Esta parceria representa um marco significativo para a logística nacional, com a expectativa de reduzir substancialmente o tráfego de caminhões nas estradas e aliviar o impacto ambiental”, afirmou Degani.

Com a nova frota, a empresa estima transportar até 4 milhões de toneladas de grãos, farelo e açúcar anualmente, em um trajeto que inclui a região Centro-Oeste, onde a Cofco mantém armazéns e indústrias de esmagamento, e o interior de São Paulo, onde possui quatro usinas de açúcar. Caso esse volume fosse transportado por rodovias, seriam necessárias quase 100 mil viagens de caminhão por ano. A estimativa é que o uso de ferrovias reduza em até 80% as emissões de gases de efeito estufa.

Investimentos no Terminal de Santos e Produção Local

Esse investimento se soma aos aportes realizados pela Cofco na expansão do terminal agrícola STS-11, adquirido pela empresa em 2022. O terminal, que recebe um total de US$ 285 milhões em investimentos, terá sua capacidade de exportação ampliada de 4,5 milhões para 14,5 milhões de toneladas por ano até 2026.

As novas locomotivas, produzidas pela Wabtec em Contagem (MG), e os vagões fabricados pela Greenbrier Maxion em Hortolândia (SP), começarão a ser entregues a partir de março, com operação plena prevista para o primeiro trimestre de 2026.

A Rumo e a Expansão da Malha Ferroviária

A operação da nova frota será gerida pela Rumo, que já conta com uma frota de 33 mil vagões e quase mil locomotivas. Eudis Furtado, vice-presidente comercial da Rumo, destacou que a expansão da capacidade da Cofco está totalmente alinhada com os projetos da companhia, incluindo a ampliação da malha ferroviária no Mato Grosso, com a instalação de 700 quilômetros de ferrovia que conectará o Centro-Oeste e São Paulo ao Porto de Santos.

A previsão é que a Cofco movimentará 8 milhões de toneladas de grãos, açúcar e farelo de soja no terminal de Santos em 2025. A partir de 2026, com a conclusão da obra no STS-11 e a inclusão de serviços a terceiros, a movimentação poderá atingir 14,5 milhões de toneladas por ano.

Previsões de Crescimento e Investimentos em Infraestrutura

Em 2023, a Cofco movimentou cerca de 15 milhões de toneladas de produtos agrícolas no Brasil, e a expectativa é que esse volume aumente com a operação do terminal de Santos. A empresa também projeta a geração de 480 empregos diretos com as obras de expansão no terminal.

Paralelamente, a Rumo está investindo na ampliação da capacidade do Porto de Santos por meio de projetos como a ferrovia Norte-Sul e a ferrovia do Mato Grosso. Furtado ressaltou que, apenas no projeto de expansão da ferrovia do Mato Grosso, cerca de 5 mil trabalhadores estão envolvidos, com investimentos que variam entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4,5 bilhões. A conclusão da primeira etapa do projeto está prevista para 2027.

A Rumo opera atualmente cerca de 13 mil quilômetros de malhas ferroviárias no Brasil e transporta mais de 20 milhões de toneladas de soja, milho e farelo por ano até o Porto de Santos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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