Se fossem países, Mato Grosso e mais sete estados brasileiros estariam entre os 10 com mais vítimas de covid-19 a cada milhão de habitantes.
Amazonas e Rondônia, por exemplo, estariam acima da República Tcheca, líder do ranking mundial dentro da proporcionalidade que envolve o número de habitantes e de mortes..
O Amazonas atingiu 2.903 mortes por milhão, nesta semana, e Rondônia 2.674. A República Tcheca tem 2.660. Mato Grosso, com suas 9.233 vítimas fatais, até esta terça-feira (20), teria 2.526 mortes por milhão de habitantes.
O estado do pantanal, caso fosse colocado na tabela proporcional de países, ficaria na terceira colocação, com o coronavírus menos letal apenas que a própria República Tcheca e Hungria.
Além dos três já citados, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima, Espírito Santo e Rio Grande do Sul também estariam entre os dez países mais “mortíferos” se fossem anexados isoladamente à tabela entre nações..
O Brasil, atualmente, ocupa a 12ª colocação no ranking e tem a pior taxa entre os países da América Latina. Subiu 9 posições desde o início do ano.