Home Chicote Governador diz que MT vacinou menos porque tem mais jovens
fullinterna_2

Governador diz que MT vacinou menos porque tem mais jovens


| Fonte: Da Redação NMT com OD

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o levantamento mostrado diariamente pela TV Globo sobre o percentual de vacinação da população e que mostrou Mato Grosso como o último colocado, na terça-feira (13), estaria sendo feito de forma equivocada.

Conforme o democrata, a distribuição feita pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) é por faixa etária e não por percentual da população. “Se nos comparar com o Rio Grande do Sul, é óbvio que eles terão mais gente imunizada, porque a população é mais velha e os idosos são a prioridade neste momento”.

“Aparece no Jornal Nacional que somos um dos últimos. Mas tem um erro, já mandei um documento por escrito para a TV Globo. Não recebemos vacina da forma que eles estão calculando. Nós recebemos vacina de acordo com o PNI e o critério é por faixa etária, não é por percentual de população. Os estados com população mais jovem, recebem menos vacina. Isso é o que está acontecendo em Mato Grosso”, explicou o governador durante o anúncio de novas medidas com objetivo de beneficiar os contribuintes, nesta quarta-feira (14).

Ainda conforme Mauro Mendes, caso houvesse a entrega de 100% das doses desta primeira faixa para todos Estados, Mato Grosso ainda estaria atrás, já que sua população é mais jovem. “O Rio Grande do Sul teria muito mais gente vacinada que nós, porque lá tem uma população mais velha. São os idosos que estão recebendo primeiro. Eles teriam mais vacina do que nós, quando divide pela população total, seria 6% da nossa e 9% da deles. Essa é a questão que não está sendo levada em conta”.

“Este é apenas um dos problemas. Porém, as prefeituras também precisam aplicar e informar no sistema. Tem cidade que recebe mil vacinas, que pode aplicar em dois ou três dias. Isso não está acontecendo, tem gente patinando, por isso a gente está cobrando. Eu estou falando, Gilberto [Figueiredo] também. Tinha município que estava lá embaixo no ranking passado e no novo já pulou lá para cima”, finalizou o governador.

Dados do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e UOL, mostram que Mato Grosso imunizou, até a última terça-feira (13), 7,63% da sua população, ocupando a última colocação no ranking. Em contrapartida, Rio Grande do Sul aparece em primeiro lugar, com 15,47%.

Porém, Mato Grosso do Sul vacina o dobro de Mato Grosso mesmo tendo proporção semelhante de idosos. Ambos têm proporções semelhantes de idosos em sua população, sendo 13% e 12%, respectivamente. O ranking mostra que o Estado vizinho já imunizou 14,23% dos seus moradores, quase o dobro que MT.

O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (13.04), 618.760 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 617.084 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,7% do total recebido.

Das 618.760 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 355.323 (57%), sendo 268.218 como primeira dose e 87.105 como segunda dose.

Por enquanto, a cobertura vacinal de Cuiabá é de apenas 3,12% da sua população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here