Consumidores pagarão mais caro pela energia elétrica a partir de hoje (1º). Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotou a bandeira tarifária vermelha, patamar mais alto de valores, e reajustou o valor da energia para R$ 6,243 para cada 100kWh consumidos.
Esse é o segundo aumento na conta de luz dos mato-grossenses em pouco mais de um mês, já que em abril a Aneel aprovou reajuste de 7,29%, que já foi cobrado na conta de energia elétrica de maio.
A justificativa para o novo aumento é o baixo nível de água nos reservatórios, que vivem a pior situação dos reservatórios dos últimos 91 anos.
Dessa forma, de acordo com a Aneel, a bandeira tarifária em junho será vermelha patamar 2, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos, o patamar de valores mais altos autorizados pela Agência.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Com o acionamento da bandeira vermelha em seu maior patamar, a Aneel recomenda aos consumidores que procurem economizar ao máximo a energia elétrica, para não levar um susto muito grande ao receber a próxima conta.