Viação e Obras e DAE unem forças para modernizar captação e combater crise hídrica
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/29f4558815c37b3f56e1e7d537c18b72.jpeg)
Atualmente, as bombas operam sem proteção adequada, o que as torna vulneráveis às falhas e aumenta o consumo de energia
Em resposta à crise hídrica que afeta Várzea Grande, a secretaria de Viação e Obras, sob o comando do secretário Celso Luiz Pereira, está trabalhando em parceria com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) para implementar melhorias emergenciais e de longo prazo na Estação de Captação de Água da Guarita, que alimenta a Estação de Tratamento II, a ETA da Júlio Campos. A ação foi solicitada pela prefeita Flávia Moretti (PL).
Durante a visita in loco, liderada pela prefeita, foi identificada a falta de condições técnicas da estação, agravada por um incêndio no ano passado que destruiu a Central de Equipamentos. Atualmente, as bombas operam sem proteção adequada, o que as torna vulneráveis às falhas e aumenta o consumo de energia. Além disso, a área sofre com furtos de cabos, que interrompem o funcionamento dos motores e causam prejuízos significativos.
“Em uma ação emergencial, a secretaria de Viação e Obras, em conjunto com a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, formou uma força-tarefa para fazer a limpeza das imediações”, explicou Celso Luiz Pereira. Ele destacou que estão sendo instalados sistemas de iluminação e câmeras de vigilância com tecnologia avançada, conectadas via fibra óptica à central de controle, para coibir furtos e aumentar a segurança no local.
O secretário também anunciou um projeto de modernização, que incluirá a construção de novas casas de equipamentos e a instalação de sistemas eletrônicos de proteção e monitoramento. “Com isso, esperamos reduzir o consumo de energia entre 20% a 30%, além de garantir maior eficiência operacional”, afirmou Pereira. A iniciativa visa aliviar a pressão sobre o orçamento do DAE, permitindo que a autarquia invista em outras áreas críticas.
COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO – O secretário Celso Luiz Pereira reforçou o compromisso da administração municipal em resolver a crise hídrica. “Estamos trabalhando dia e noite para garantir que a população tenha acesso à água. As melhorias na estação de captação da Guarita são um passo importante, mas também precisamos do apoio da comunidade para coibir vandalismos e garantir a eficiência do sistema”, afirmou.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da parceria entre as secretarias e o DAE. “Essa união de esforços é fundamental para superarmos essa crise e entregarmos um serviço de qualidade à população”, disse.