• 12 de fevereiro de 2025
#Saúde

Prefeito de Araquari (SC) recebe orientações da Saúde para fortalecer controle da dengue

Foto:

Ampliar parcerias e acessar ferramentas de investimentos do governo federal são alguns dos principais objetivos dos gestores reunidos, em Brasília, para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), iniciado nesta terça-feira (11).  A solenidade de abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e de titulares de outras pastas.

Para fortalecer o relacionamento institucional entre prefeituras e ministérios, os gestores municipais tiveram a oportunidade de serem atendidos por técnicos das diferentes áreas do governo federal. Entre eles, estava o prefeito de Araquari (SC), Gordo Jasper, que esteve no estande do Ministério da Saúde para discutir estratégias de controle da dengue e aprimorar as ações já realizadas no município.

“Viemos em busca de conhecimento e apoio do Ministério da Saúde para fortalecer o controle da dengue em nosso município. Graças a Deus, fomos muito bem recebidos e obtivemos informações importantes para tomarmos as ações necessárias e efetivas contra o mosquito”, destacou o gestor.

Segundo Jasper, Araquari já enfrentou momentos críticos em relação à dengue, mas, atualmente, a situação está sob controle graças à implementação de medidas recomendadas pela pasta da Saúde. “Já realizamos ações como mutirões com a comunidade para eliminar água parada, limpeza de terrenos baldios, entre outras. Estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.

No estande do ministério, o prefeito também obteve informações sobre o método Wolbachia, tecnologia inovadora no controle da dengue que já foi implantada em Joinville e ampliada, em 2025, para as cidades de Blumenau e Balneário Camboriú, todas em seu estado. A estratégia consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão do vírus da dengue, Zika e chikungunya. “Como somos vizinhos de Joinville, acreditamos que essa estratégia também trará benefícios para nossa região”, pontuou Jasper. A meta do Ministério da Saúde é expandir o Wolbachia para mais 40 cidades em 2025.

Controle da dengue  

A pasta tem ampliado o enfrentamento às arboviroses com diversas ações em todo o país. Entre elas, destaca-se a destinação de recursos para estados e municípios fortalecerem suas estruturas de vigilância e controle de vetores. Além disso, em setembro de 2024, foi lançado o Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses, que prevê investimentos na ampliação da testagem, qualificação de profissionais de saúde e fortalecimento das ações de educação e mobilização social.

Espaço ‘Prefeitar’ e troca de experiências

Durante o ENPP, os prefeitos também tiveram acesso ao Espaço ‘Prefeitar’, uma área imersiva que simula situações reais da administração municipal. O Ministério da Saúde utilizou o espaço para apresentar soluções inovadoras e oferecer uma experiência interativa para os gestores.

Sobre o Encontro

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) acontece de terça (11) a quinta-feira (13), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante os três dias de evento, prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos e gestores, terão a oportunidade de ampliarem parcerias e investimentos federais nos municípios, além de se capacitarem em programas e ações para a captação de recursos.

Outra iniciativa apresentada pela Saúde no evento é o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que busca facilitar a conexão da população com médicos especialistas, agilizando diagnósticos e tratamentos.

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Prefeito de Araquari (SC) recebe orientações da Saúde para fortalecer controle da dengue

PRF e Receita Federal apreendem meia tonelada

Prefeito de Araquari (SC) recebe orientações da Saúde para fortalecer controle da dengue

Bombeiros socorrem condutor de motocicleta após acidente