Hoje (15), o município de Várzea Grande celebra 156 anos de sua fundação, conhecida carinhosamente como “Cidade Industrial”, e justamente esse setor da economia que abriga empresas que investem na cidade há várias décadas.
Várzea Grande é o 2º município mais populoso do estado de Mato Grosso, com 290,4 mil habitantes. O PIB da cidade é de cerca de R$ 9 bilhões de reais, sendo que 56,8% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da administração pública (22,1%), da indústria (22,1%) e da agropecuária (0,6%).
Para o presidente da Associação Comercial de Várzea Grande, Tião da Zaeli, a cidade vive um momento muito positivo e atraindo investimentos em diversas áreas. “Temos o fortalecimento do setor imobiliário com a chegada dos novos condomínios, além disso, Várzea Grande vive uma nova realidade com o desenvolvimento e gerando oportunidade para os seus cidadãos”, explicou.
Por exemplo, uma indústria como a Refrigerantes Marajá que a mais de quatro décadas faz parte da história da cidade e o do dia a dia das famílias várzea-grandenses, e assim ajudando fomentar a economia local. A diretora executiva da Refrigerantes Marajá S/A, Ulana Maria Bruehmueller, explica que atualmente a empresa conta com 230 profissionais, sendo que 90% residem em Várzea Grande, onde atende mais de 2.000 clientes comerciais no município. A diretora destaca ainda que o grupo investiu em seu parque fabril mais de 40 milhões de reais nos últimos dois anos. “Comemorar os 156 anos de Várzea Grande, e estar aqui, num “pedacinho do Brasil, como carinhosamente cantamos no seu hino, para nós é uma grande alegria, e estamos motivados a continuar inovando, investindo, e desta forma contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade e melhorias para toda a população. E nesta data muito importante para os várzea-grandenses nada melhor que um refrigerante Marajá a mesa, para mais essa comemoração especial e marcante”, disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Charles Caetano, nesta data especial para o município, vale destacar a coragem e o empreendedorismo dos empresários da cidade. “Para nós é muito gratificante poder contar com indústrias na cidade, pois geram emprego e gera renda para cidade”, finalizou.