Home Destaque Prefeito prestigia abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde


Prefeito prestigia abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde

| Por
Wheverton Barros – Gcom

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, participou na manhã desta terça-feira (28) da abertura oficial da 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nas dependências da Uramb – União das Associações de Moradores de Rondonópolis.

O evento que reuniu centenas de trabalhadores da saúde do município, foi aberto oficialmente pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, a secretária Izalba Diva Albuquerque, que falou sobre a importância do SUS – Sistema Único de Saúde para o atendimento da saúde da população, bem como as melhorias e ajustes que ainda podem ser realizados.

A Conferência cujo tema é: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, pretende abrir o debate com os profissionais da saúde, e para tanto, apresentou 10 pautas para serem discutidas no evento, que ao final servirá como propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual e posteriormente na nacional que fará um compêndio das propostas que deverão ir a votação e aprovação, para serem colocadas em práticas pelo governo federal, a quem cabe definir as políticas públicas de saúde para o país.

A secretária fez um discurso enaltecendo as políticas públicas locais, no enfrentamento da Covid-19, falou sobre os investimentos em reformas, ampliações e novas construções de unidades de saúde, aquisição e reforma do hospital adulto (Lions), e reforma do infantil (Pazinho), abertura de UTIs, reforma da Clínica de Nefrologia, ampliação da frota de veículos para atendimento às necessidades da saúde, além de investimentos em material humano.

O prefeito José Carlos parabenizou os profissionais de saúde dizendo que eles são muito importantes por integrarem a linha de frente junto à população fazendo o enfrentamento direto nos momentos mais difíceis da cidade, como a pandemia do Coronavírus, onde inclusive, muitos perderam as suas vidas fazendo esse trabalho.

Pátio falou sobre a doação de áreas para construção de um complexo de saúde no espaço do futuro Centro Político Administrativo do município (CPA), onde ele enviou um Projeto de Lei para aprovação da Câmara Municipal, doando áreas para construção de um centro de formação em saúde para a UFR, outro para a construção do Hospital do Câncer; outro para o Governo do Estado construir o futuro 2º Hospital Regional, e uma área para o Hospital Santa Rosa construir uma unidade no local. O prefeito ainda falou em nomear as ruas do futuro CPA – com os nomes dos profissionais da saúde que perderam suas vidas na luta contra a Covid-19.

Rondonópolis hoje é referência em atendimento hospitalar, onde o município, oferta serviços de alta complexidade como cirurgias cardíacas de peito aberto, e angioplastia entre outras.

Mas como ele mesmo diz, “muito ainda precisa ser feito, e se depender dos meus esforços, eu não vou arredar passo para conseguir esse meu intento de ofertar cidadania e melhorias na qualidade de vida da nossa população”, externou.

PROPOSTAS PARA DEBATES
Segundo a pauta de trabalho reunida das pré-conferências, para a 11ª Conferência Municipal de Saúde, a primeira sugere “Ampliar a qualidade de vida do trabalhador do SUS, através de melhorias das condições de trabalho”; 2-Redução de carga horária de serviço dos enfermeiros e técnicos de enfermagem;3- Atualização da tabela SUS, e inclusão de novos serviços; 4 – Melhorar a rede de atendimento da criança vítima de violência: a)Equipe multidisciplinar 24h; b) Implantar fluxo, de realização de exame do médico legista; 5- Fiscalização, para que os recursos sejam usados de acordo com a sua respectiva finalidade; 6- Garantir que o SUS continue público, gratuito e que aumente sua qualidade, sem correr o risco da população pagar pelos serviços; 7-Investimentos nos servidores públicos, com abertura de concursos públicos, melhoria de plano de carreira e retomada dos programas de saúde do trabalhador; 8-Atendimento prioritário vitimas de violência;9 – Equipe multidisciplinar para atendimento no PA Infantil para crianças que sofreram violência e por fim: 10- melhoria ou prover insumos para o Cedero – (Farmácia).

PROGRAMAÇÃO
Conforme a programação da Conferência, às 7h, aconteceu o credenciamento dos participantes; às 8h a abertura oficial com as falas das autoridades; às 9h a palestra da conferencista Magna; às 10h, a leitura do regimento e, o intervalo para o almoço. Às 13h30 acontece a formação dos grupos de trabalho e discussões das propostas e, às 16h, a plenária final das propostas que serão encaminhadas à estadual e depois a nacional.

Por volta das 17h terá vez a plenária de eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual. E, finalizando o evento, às 18h acontece a recomposição do Conselho Municipal de Saúde de Rondonópolis.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here