Todo o tipo de comércio, seja o classificado como “essencial” ou “não essencial”, está liberado para retomar normalmente suas atividades a partir desta quarta-feira (14), em Rondonópolis.
A mudança é reflexo direto da nova classificação que a cidade recebeu junto a Secretaria de Estado de Saúde – SES, passando de risco “muito alto” para risco “alto” de contágio de COVID-19.
Em uma rápida reunião na Prefeitura de Rondonópolis, convencionou-se os termos do novo decreto, que deve ser publicado a meia-noite próxima.
A situação também atende comerciantes que hoje chegaram a trancar a Dom Pedro II e manifestaram-se em frente ao prédio da Prefeitura, cobrando o direito de poderem trabalhar.
A partir de agora então bares, restaurantes, supermercados e quaisquer outras atividades, inclusive as escolares, poderão funcionar, mantendo as medidas sanitárias, das 5 às 20 horas.
Somente nos domingos é que, a não ser os mercados e farmácias, os outros citados terão que encerrar às 14 horas, mantendo-se a ocupação máxima de até 30% da lotação.
Eventos, som ao vivo e coisas do tipo seguem integralmente proibidos. “Tudo é essencial. Comércio varejista, não vai ficar nada fechado”, comemorou a vereadora Marildes Ferreira (PSB), membro do legislativo no Comitê de Crise local.