• 19 de maio de 2026
#Destaque #Mato Grosso #Política #Primavera do Leste #Redes

ECONOMIA

Primavera acompanha debates da Reforma Tributária durante Marcha dos Municípios em Brasília

Secretário de Fazenda participa de reuniões da CNM e discussões sobre implantação do novo sistema tributário nacional
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Primavera do Leste segue acompanhando de perto as discussões nacionais relacionadas à Reforma Tributária e aos impactos que as mudanças deverão causar nos municípios brasileiros nos próximos anos. Representando a gestão municipal, o secretário de Fazenda, Fabio José de Oliveira, participa entre os dias 18 e 21 de maio de uma série de reuniões e alinhamentos técnicos durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne prefeitos, secretários, vereadores e gestores públicos de todo o país para debater temas considerados estratégicos para as administrações municipais, entre eles a regulamentação da Reforma Tributária, distribuição de receitas, financiamento da educação e desenvolvimento econômico.

Além de representar Primavera do Leste na agenda nacional, Fabio José de Oliveira também atua como conselheiro do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), participando diretamente das discussões ligadas à implantação do novo modelo tributário nacional.

Nesta segunda-feira (18), o secretário participou da reunião do Conselho Político da CNM, realizada com o objetivo de alinhar o posicionamento da entidade diante das demandas apresentadas pelos municípios brasileiros durante o processo de regulamentação da Reforma Tributária.

O secretário Fabio José reforça a importância da agenda promovida pela CNM, ressaltando que o encontro reúne representantes de diversas regiões do Brasil

Segundo a administração municipal, a participação de Primavera do Leste nos debates demonstra a preocupação da gestão do prefeito Sérgio Machnic em manter o município inserido nas principais discussões econômicas e administrativas do país, buscando preparação antecipada para as mudanças previstas no novo sistema fiscal.

O secretário Fabio José destacou a importância da agenda promovida pela CNM e ressaltou que os debates envolvem pautas consideradas fundamentais para os municípios.

“É a CNM apresentando essa grande agenda em todo o Brasil. Ao longo desta agenda vamos falar de Reforma Tributária, vamos falar do piso da educação, dos professores e de muitos outros temas importantes para os municípios brasileiros”, afirmou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, acompanhar tecnicamente cada etapa das discussões é essencial para garantir que os interesses de Primavera do Leste sejam representados, principalmente em temas ligados à arrecadação municipal, investimentos públicos, educação e desenvolvimento econômico.

A gestão municipal também destaca que a participação nos encontros amplia o acesso às informações e possibilita que o município acompanhe de forma mais precisa os impactos das mudanças previstas na Reforma Tributária, fortalecendo o planejamento e a transparência da administração pública.