O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou as Indicações 2474/21 e 2592/21, na Assembleia Legislativa, para que os conselheiros tutelares e líderes comunitários possam ser incluídos na prioridade do Plano Estadual de Vacinação.
Os conselheiros tutelares e líderes comunitários trabalham em exposição ao contágio da COVID-19, tendo em vista que no exercício de suas funções se encontram a diversas famílias em diferentes bairros, sendo de extrema importância sua inclusão como prioritária no recebimento da vacina.
“Precisamos ter um olhar especial sobre a vacinação de conselheiros e os líderes comunitários que estão sempre em contato com a comunidade recebendo as demandas das famílias e auxiliando neste momento de pandemia”, argumenta o deputado Thiago Silva.
Segundo o deputado, ocorreu o aumento na carga de trabalho desses profissionais, por conta do alto número de denúncias de abusos contra crianças e adolescentes e demandas da população em geral.
A conselheira tutelar em Cuiabá, Marcia Alessandra, comenta que diante das funções realizadas, o governo precisa dar essa prioridade pois diariamente existem novas demandas que acabam expondo os conselheiros.