• 13 de abril de 2026
#Destaque #Mato Grosso #Meio ambiente #Polícia #Redes

Crime ambiental em Mato Grosso

Garimpo ilegal destrói mais de 30 mil m² de floresta em Mato Grosso

Área desmatada ultrapassa 30 mil metros quadrados e caso é alvo de investigação
Foto: Área desmatada às margens da rodovia BR-163, na região da Ponte do Rio Peixoto, em Matupá (MT) — Foto: Reprodução/MP-MT

Uma área equivalente a três campos de futebol foi devastada por atividade de garimpo ilegal na região amazônica de Mato Grosso.

O dano ambiental corresponde à supressão de mais de 30 mil metros quadrados de vegetação nativa, atingindo uma área de preservação e causando impactos diretos ao meio ambiente.

Relatórios técnicos apontaram movimentação de terra, retirada da cobertura vegetal e indícios de assoreamento em áreas próximas a cursos d’água, o que pode comprometer o equilíbrio ambiental da região.

Além da exploração irregular de recursos minerais, também foram identificadas estruturas instaladas de forma ilegal dentro da área, utilizadas como apoio à atividade de garimpo.

Diante dos indícios de crime ambiental, o caso passou a ser investigado por órgãos competentes, que apuram a extensão dos danos e possíveis responsáveis.

A prática de garimpo ilegal segue como uma das principais ameaças à floresta amazônica, provocando desmatamento, degradação ambiental e impactos diretos às áreas de preservação.