Secretaria de Saúde de Rondonópolis reforça ações para diagnóstico precoce da hanseníase
Foto: Assessoria
Durante todo o mês de janeiro acontece a campanha ‘Janeiro Roxo’, criada para a conscientização sobre a hanseníase, informando a população sobre a doença e a promoção do tratamento.
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, que afeta os nervos e a pele do paciente. Se não tratada corretamente, pode afetar partes do corpo ao ponto de exigir amputações.
Para reforçar o diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação junto aos enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) de Rondonópolis. A intenção foi promover uma atualização aos profissionais, para que possam identificar os casos cada vez mais cedo e garantir o tratamento adequado.
O Município também fez a aquisição de kits para teste de sensibilidade, que vão auxiliar o trabalho dos profissionais nas UBSs. Os estesiômetros, considerados indispensáveis para a rápida confirmação da doença, não eram comprados pela Prefeitura há vários anos.
“O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do paciente e a redução da transmissão. Fizemos a aquisição dos kits para contribuir com a identificação precoce da doença”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
Rondonópolis registrou no ano passado 65 casos da doença, sendo que dois pacientes já tiveram alta e os demais seguem em tratamento na rede municipal de saúde.







