Deputado Thiago Silva apoia lançamento de livro que resgata a trajetória de Rondonópolis
Com o apoio do deputado estadual Thiago Silva (MDB), foi lançado neste mês o livro “Rondonópolis 72 anos de história”, escrito pelo Professor Doutor João Antônio Lucidio Botelho. Foto: Assessoria
A cerimônia ocorreu no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis e contou com a participação de pioneiros da cidade, empresários, políticos e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município.
“Confesso que eu tinha um sonho de garantir a publicação de uma obra que retratasse com detalhes a rica história da nossa Rondonópolis, Como filho da terra, fico imensamente feliz com esta realização que resgata todo o trabalhado desenvolvido pelos pioneiros da cidade, que vieram de diversas regiões do Brasil e de outros países para desbravar o nosso município. É um presente que estamos entregando para a cidade em referência aos 72 anos”, disse o deputado Thiago que escreveu a introdução do livro.
O professor João Antônio destacou que foi professor universitário em Rondonópolis no início de sua carreira acadêmica e falou do acolhimento que teve quando morava no município. “Este é um trabalho que fiz com muito carinho e muito gosto. Quando fui convidado para escrever o livro foi pra mim uma grande honra, pois foi um importante momento de homenagear a cidade”, falou.
O livro retrata por meio de imagens antigas e documentos o início do povoamento em Rondonópolis, a pacificação com os indígenas Bororo, a chegada das primeiras famílias que vieram de Poxoréu e outros estados do país, além de personalidades históricas como Marechal Rondon e Rosa Bororo.

Presente no evento, o ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles esteve acompanhado da ex-primeira dama Marília Salles, e destacou a relevância do livro que conta vários capítulos da trajetória da cidade. “Muito importante o apoio do Thiago a esse trabalho de resgate e de conexão das diversas versões que tem sobre a história de Rondonópolis, feita pelo professor que tem uma história na Universidade Federal. Vejo que isso contribui para preservar a memória da cidade, e a gente aprender com a história, conhecer cada vez mais, e identificar que Rondonópolis é uma construção coletiva. Rondonópolis cresce pela força do seu povo”, finalizou.
O lançamento contou com a apresentação cultural de Valdick Arantes, Orquestra Ciranda, e ao final da cerimônia foi entregue um exemplar da obra para todo o público que prestigiou a obra literária.






