Menor oferta nacional mantém preços da maçã em alta, aponta Cepea
Foto:
Mesmo com a tradicional redução do consumo no fim do mês, os preços da maçã permaneceram em alta na última semana de novembro. De acordo com levantamento da equipe de Hortifrúti/Cepea, a valorização foi impulsionada pela menor oferta nacional da fruta.
Entre os dias 24 e 28 de novembro, a maçã gala Cat 1 graúda foi comercializada a uma média de R$ 141,20 por caixa de 18 kg, enquanto a Cat 3 do mesmo calibre atingiu R$ 114,20 por caixa. Esses valores representam elevações de 0,97% e 1,8%, respectivamente, em comparação à semana anterior.
Valorização acumulada em novembro
No fechamento de novembro, a gala Cat 3 graúda apresentou uma valorização acumulada de 3,3% na média das regiões classificadoras. Segundo o Cepea, esse resultado reflete, principalmente, os aumentos observados nas duas últimas semanas do mês, quando a escassez de frutas se intensificou no mercado interno.
Expectativas para dezembro
Para o início de dezembro, os pesquisadores indicam que o volume de maçãs deve continuar reduzido, pelo menos até a segunda quinzena do mês, quando deve começar a colheita das variedades precoces no Paraná.
Contudo, a entrada gradual de maçãs importadas e o maior volume de frutas de caroço no mercado interno podem conter novos avanços expressivos nos preços da fruta nas próximas semanas.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio





