• 19 de novembro de 2025
#Destaque #Polícia #Redes

Polícia Civil deflagra operação contra autores de violência doméstica

Foto:

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19.11), a Operação Tereza de Benguela, para cumprimento de nove ordens judiciais contra homens investigados por práticas de violência doméstica e familiar contra suas companheiras, oito delas em Cuiabá e uma no Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Na operação, deflagrada pela Coordenadoria de Combate à Violência Contra Mulher e Vulneráveis e pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar e três de prisão preventiva, expedidas pela Primeira Vara de Violência Doméstica e familiar da capital.

A ação foi realizada às vésperas do Dia da Consciência Negra e no início da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento à violência de gênero. A campanha busca, por meio de ações e operações, conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público, sendo realizadas ações preventivas e de combate à violência contra a mulher.

Tereza de Benguela

O nome da operação é uma homenagem a líder quilombola do século XVIII que governou o Quilombo do Quariterê (ou Piolho), no atual território mato-grossense. Tereza de Benguela liderou a comunidade negra e indígena por mais de 20 anos, organizando a economia, a política e a defesa do quilombo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Polícia Civil deflagra operação contra autores de violência doméstica

Abiove prevê que em 2026 seguirá líder

Polícia Civil deflagra operação contra autores de violência doméstica

Operação Tríade mira núcleo de facção criminosa