Com apoio da Desenvolve MT empresária profissionaliza negócio de venda de semijoias
Foto:
Natural de Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo, Tábita Oliveira chegou a Cuiabá em 2016 e logo passou a buscar caminhos para construir sua independência financeira por meio do empreendedorismo. Cheia de ideias, mas também de dúvidas comuns a quem deseja começar um negócio próprio, ela encontrou na observação do trabalho de uma amiga com semijoias a inspiração que faltava para dar o primeiro passo, decisão que marcou o início de sua trajetória profissional, consolidada a partir de 2020.
Com o negócio em crescimento, Tábita entendeu que era o momento de dar o próximo passo. Dedicada à venda de semijoias, entre elas brincos, colares, pulseiras, anéis e pingentes, ela buscava formas de modernizar o atendimento e fortalecer a marca. Foi quando, em 2022, por meio das redes sociais, que conheceu a Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso. Com o acesso à linha Mulher Empreendedora, Tábita acessou o crédito que seria a virada de chave do negócio.
O financiamento possibilitou a profissionalização do negócio, as etiquetas de preço, antes feitas à mão, passaram a ser produzidas com impressora; um notebook garantiu maior organização e controle do estoque; além disso, ela pôde ampliar as mercadorias e investir em identidade visual, fortalecendo a marca Tábita Oliveira.
A empreendedora conta que após o financiamento, tudo mudou. “Com o financiamento, eu consegui dar um passo maior no meu negócio. Antes, tudo era muito simples e feito de forma manual. Depois que eu profissionalizei a marca, com materiais mais modernos e apresentação mais bonita, percebi que isso faz diferença para o cliente. Quando o produto chama atenção e transmite profissionalismo, as pessoas se sentem mais confiantes para comprar.”
Hoje, o empreendimento de Tábita ultrapassa as portas da loja física. Com o apoio de cerca de 15 revendedoras que atuam em Cuiabá, ela expandiu a presença da marca e gerou oportunidades de renda para outras mulheres.
Para outras mulheres que desejam empreender, mas têm receio de não dar certo, Tábita deixa o recado: “Empreender não é fácil, mas não desista. Busque algo que você realmente goste de fazer, algo que você ame de verdade. Às vezes a gente pensa só no que pode dar dinheiro, e claro que isso importa, mas quando você trabalha com aquilo que te move, a vontade de fazer acontecer te leva mais longe. O retorno financeiro vem como consequência.”
Linha Mulher Empreendedora
Até setembro de 2025, a Desenvolve MT liberou pela linha empreendedora mais de R$1,8 milhão em crédito para mulheres que estão à frente do próprio negócio em todo Mato Grosso, fortalecendo o protagonismo feminino no estado.
A linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT é voltada para mulheres que desejam tirar o sonho do papal ou inovar. Com crédito de até R$15mil, 30% do valor para capital de giro e 70% para compra de produtos, mercadorias, máquinas e equipamentos, além de prazos de 42 meses e carência de até seis meses.
Para saber mais acesse o nosso site www.desenvolve.mt.br ou entre em contato pelo telefone (65) 3613-7900.
*Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT






