• 21 de outubro de 2025
#Destaque

SES destaca investimentos em audiência na Assembleia Legislativa

Foto:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apresentou os balancetes financeiros e orçamentários do primeiro e do segundo quadrimestre de 2025 em audiência pública da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, realizada nesta terça-feira (21.10) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT).

A assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger) da SES, Claudete de Souza, apresentou as despesas próprias com saúde até o segundo quadrimestre, com dotação atualizada, despesas empenhadas, liquidadas e pagas, os dados de receitas adicionais para o financiamento da saúde provenientes da União e as transferências do Estado para os municípios.

A assessora citou diversas ações da Secretaria, como os atendimentos do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), a entrega do novo prédio do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT), a coleta de sangue no MT Hemocentro e a quantidade de cirurgias realizadas em hospitais do Estado.

Também foi destaque a evolução das obras do Hospital Central, dos quatro novos Hospitais Regionais, do Centro Logístico de Armazenamento e Distribuição (Celad) e dos demais investimentos feitos por meio da SES.

Segundo a secretária adjunta de Orçamento e Finanças da SES, Ivone Rosset, a gestão tem feito grandes investimentos para melhorar a saúde em Mato Grosso.

“No nosso orçamento, está previsto mais de 14% de investimento. O Estado vem investindo muito na área da saúde, principalmente na reestruturação das unidades, na construção de novos hospitais, visando dar dignidade e eficiência no atendimento à população”, explicou.

Questionada pelo deputado Dr. João a respeito da captação de órgãos e da realização de transplantes no Estado, a secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou que a Secretaria conseguiu alcançar um feito inédito em setembro: atender todos os pacientes que aguardavam por transplante de córnea em Mato Grosso.

“Nós conseguimos zerar a nossa fila para transplante de córnea e isso é motivo de orgulho para nós, pois a córnea captada sempre fica no Estado. Rim é primeiramente ofertado para o Estado, não havendo nenhum paciente compatível e apto para realizar o transplante, aí sim ele é também ofertado para a Central Nacional. E todos os demais órgãos são ofertados para a Central Nacional”, disse Fabiana.

Conforme Fabiana, o Hospital São Mateus, em Cuiabá, está habilitado para realizar o transplante renal no Estado e a Secretaria já iniciou o credenciamento da unidade para que também faça transplante hepático.

“Nós assinamos o contrato com o Hospital São Mateus em setembro de 2024 e os primeiros transplantes renais foram realizados em janeiro. Foram quatro transplantes realizados no mês de janeiro de 2025, todos de doadores vivos e agora nós temos a programação para, ainda em outubro, realizar mais quatro transplantes”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

SES destaca investimentos em audiência na Assembleia Legislativa

Polícia Civil encontra arma, munições e objetos

SES destaca investimentos em audiência na Assembleia Legislativa

Seaf abre pregão para aquisição de novilhas