Curso gratuito de Fotografia oferece formação teórica e prática em Rondonópolis
Iniciativa da cineasta e fotógrafa Íris Alves Lacerda é contemplada pela Lei Paulo Gustavo e oferece aulas online voltadas à capacitação criativa e técnica Foto: Assessoria
O público interessado em aprender sobre fotografia pode se inscrever no Curso Básico de Fotografia, oferecido gratuitamente pela cineasta e fotógrafa Íris Alves Lacerda. A formação online busca capacitar participantes com noções teóricas e práticas sobre equipamentos e produção fotográfica, unindo técnica, criatividade e ética profissional.
O curso contempla desde a formação crítica e estética da imagem até o manuseio de câmeras e softwares de edição, abordando temas como fotografia e iluminação, montagem de estúdios de baixo custo, correção de cor, captação de áudio e produção de documentários, ficção e projetos experimentais. Também estão previstas oficinas voltadas a funções específicas do set, como continuísta e assistente de direção.
As aulas são direcionadas a pessoas interessadas em desenvolver habilidades artísticas e técnicas na área do audiovisual, podendo ser uma oportunidade para quem deseja iniciar uma carreira como fotógrafo ou aprimorar conhecimentos na área. As inscrições podem ser feitas pelo site www.irisalveslacerda.com.br.
O curso é contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Edital 003/2023), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Rondonópolis — uma iniciativa que busca fortalecer a produção cultural local e ampliar o acesso a formações artísticas gratuitas.
Sobre a idealizadora
Natural de Rondonópolis e criada no sudoeste da Bahia, Íris Alves Lacerda atua no audiovisual desde 2010. É formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso e foi bolsista do Cineclube Coxiponés por dois anos. Atualmente, integra o Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia (DAFB).
Íris é realizadora da Mostra Mato-Grossense de Cinema LGBTQIAPN+, e já teve suas obras premiadas e exibidas em mais de 200 festivais, com destaque para os filmes ‘Meu Rio Vermelho’ (2016), ‘Majur’ (2018) e ‘Ana Rúbia’ (2022). Suas produções foram licenciadas para instituições como o Instituto Moreira Salles, Canal Brasil, TV Brasil e Itaú Cultural Play.
Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) é um incentivo federal voltado ao fomento da cultura no Brasil. Seu objetivo é fortalecer a cena artística regional, garantindo acesso da população a atividades culturais diversificadas e de qualidade. A lei homenageia o ator, humorista e diretor Paulo Gustavo (1978–2021), cuja trajetória inspirou a valorização da arte e da cultura nacional.