Piracema começa em Mato Grosso e fiscalização será intensificada até janeiro
Período de defeso vai de 1º de outubro a 31 de janeiro de 2026; pesca só será permitida para subsistência, sem embarcações Foto: Reprodução
O período de defeso da piracema começou nesta quarta-feira (1º) em todo o Mato Grosso e segue até 31 de janeiro de 2026. Durante esses quatro meses, a pesca fica proibida, exceto nos casos de subsistência, sem uso de embarcações e dentro dos limites previstos na legislação.
A medida tem como objetivo proteger as espécies na fase reprodutiva, quando os peixes sobem os rios para desova. Quem descumprir a lei poderá receber multa, ter equipamentos apreendidos e até responder criminalmente.
Para reforçar a fiscalização, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) lançaram, nesta quarta-feira, a operação de monitoramento do período da piracema. O evento ocorreu às 9h, na Alameda Júlio Müller, em Cuiabá, com participação do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam).