• 26 de agosto de 2025
#Destaque #Polícia #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

SEGURANÇA PRISIONAL

Penitenciária de Rondonópolis concentra maior número de apreensões de drones em Mato Grosso

Somente neste ano, 50 aparelhos foram interceptados em unidades prisionais; maioria em Rondonópolis
Foto: Polícia Penal

Policiais penais frustraram, no último fim de semana, mais uma tentativa de entrega de materiais ilícitos por meio de drones na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis. Durante operação de campana no perímetro interno e externo da unidade, um drone foi flagrado sobrevoando o raio 3 e deixou um pacote com dois celulares e acessórios, que foi imediatamente apreendido.

Após a ação, a equipe realizou buscas em uma área de mata próxima e localizou o aparelho móvel não tripulado utilizado no transporte do material.

O episódio ocorreu dois dias após ocorrência semelhante registrada em Cáceres, onde outro drone foi interceptado pela vigilância ao tentar entregar um celular acoplado em um dos raios da unidade prisional local.

Drones são abatidos pela Polícia Penal após tentarem deixar celulares em unidades prisionais do interior -

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), somente nos primeiros sete meses de 2025 foram interceptados 50 drones em unidades prisionais de Mato Grosso, a maioria deles na penitenciária de Rondonópolis. Entre os objetos mais transportados estão celulares, pacotes de fumo e acessórios eletrônicos.

Ainda conforme a Sejus, entre 2021 e 2025 foram apreendidos 292 drones sobrevoando penitenciárias do Estado. O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, afirma que o reforço nas ações operacionais tem levado criminosos a buscar alternativas cada vez mais arriscadas para tentar abastecer detentos.

“Foram intensificadas as operações de revista e as ações ostensivas para coibir a entrada e a permanência de materiais ilícitos em nossas unidades, conforme estamos trabalhando desde o início do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas”, destacou.

A Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, segue como a unidade com maior número de interceptações, consolidando-se como principal alvo de tentativas de introdução ilegal de materiais em Mato Grosso.

Penitenciária de Rondonópolis concentra maior número de apreensões de drones em Mato Grosso

Motorista passa mal e provoca colisão entre