Primavera do Leste terá Semana de ações dedicadas às pessoas em situação de rua
As atividades ocorrerão entre os dias 15 e 22 deste mês e têm como objetivo proporcionar serviços essenciais e dar visibilidade aos desafios enfrentados por esse público vulnerável Foto: Divulgação
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), dará início a uma extensa programação dedicada às pessoas em situação de rua, em alusão ao Dia da Luta da Pessoa em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto. As atividades ocorrerão entre os dias 15 e 22 deste mês e têm como objetivo proporcionar serviços essenciais e dar visibilidade aos desafios enfrentados por esse público vulnerável.
A coordenadora do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua da SAS, Natieli Machado, enfatizou a importância da Semana Alusiva a esse público. “A intenção é divulgar o trabalho do Serviço Especializado e toda a gama de benefícios que disponibilizamos. Também queremos levar ao conhecimento da sociedade as iniciativas que a Assistência Social tem realizado”, afirmou.
Ela acrescentou que a programação da Semana Alusiva a Luta da Pessoa em Situação de Rua foi elaborada para oferecer uma atenção especial a este segmento da população, destacando a luta e os direitos das pessoas em situação de rua, e inclui uma série de atividades e serviços. “Essas ações são importantes para essas pessoas em situação de rua, pois vamos ofertar diversos serviços para eles, mas também também para a sociedade em geral conhecer melhor a realidade dessas pessoas e das ações que visam reinserir essas pessoas na sociedade”, completou.
A programação da Semana Alusiva a Luta da Pessoa em Situação de Rua terá início nessa sexta-feira (15), quando a equipe de abordagem social da SAS fará o DIA D, onde serão disponibilizados os serviços de atendimento em saúde pelo Consultório na Rua; atendimento odontológico com entrega de kit de saúde bucal; oficinas ministradas pelo CAPS; atendimentos da Equipe Multiprofissional da APS; atualização de carteira de vacinação; testes rápidos do Serviço de Assistência Especializada & Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA); inscrição no programa Bolsa Família e emissão de Carteirinha de Idoso, além de encaminhamento para vagas de emprego através do SINE e corte de cabelo realizado pelo SENAC.
As pessoas em situação de rua ainda com um café da manhã e almoço, que foi disponibilizado pela Cozinha Comunitária, assim como receberão kits de higiene pessoal e doação das roupas recebidas através da campanha do agasalho. Aquelas pessoas que aceitarem serão levados para o acolhimento no Albergue Municipal.
Na segunda-feira (18) serão ofertados atendimento odontológico para os acolhidos no Albergue, que serão trazidos até o ESF para realizar procedimentos odontológicos.
Na terça-feira (19) acontecerá o Café com Cidadania, evento onde a Defensoria Pública irá até o Albergue Municipal tomar café da manhã com os albergados e ofertar os seus serviços para os acolhidos, auxiliando em processos e emissão de documentação de forma gratuita.
E na sexta-feira(22) será realizado um panfletaço da abordagem social para orientação dos comerciantes locais sobre o serviço da abordagem e em quais situações poderão acionar os serviços, fechando assim a Semana Alusiva a Luta da Pessoa em Situação de Rua, que foi instituído em 2004, em memória da Chacina da Sé, um triste marco na luta por dignidade e direitos para aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade social.