Saúde de Primavera do Leste realiza evento para qualificar profissionais sobre aleitamento materno
O objetivo é capacitar os profissionais para os problemas relacionados ao assunto e a ação faz parte da programação da “Semana da Amamentação”, destinada à conscientização e fortalecimento do aleitamento materno Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste promove nos próximos dias 7 e 8 uma capacitação voltada para enfermeiros e médicos que atuam nas unidades básicas de saúde sobre o aleitamento materno. O objetivo é capacitar os profissionais para os problemas relacionados ao assunto e a ação faz parte da programação da “Semana da Amamentação”, destinada à conscientização e fortalecimento do aleitamento materno como forma de promover a saúde dos bebês em fase de amamentação.
De acordo com a enfermeira Synnara Almeida, coordenadora da Rede Alyne, programa federal que tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, a capacitação será voltada para enfermeiros e médicos das unidades básicas de Saúde sobre o manejo nas intercorrências relacionadas ao aleitamento materno. “A capacitação visa preparar o profissional para lidar com as demandas de amamentação que surgem no dia a dia da unidade. Ao final da capacitação, o objetivo é que tenhamos esse manejo na própria unidade, de forma descentralizada, sem depender de um profissional especifico”, explicou.
Ainda de acordo com ela, o curso de capacitação será ministrado pela pediatra Virginia Beatriz Resende, que atua no Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis e é consultora em aleitamento materno e responsável médica pelo banco de leite humano.
Synnara Almeida explica ainda que acontecem muitos casos de mães que têm problemas com a amamentação de seus bebês e a capacitação é fundamental para preparar os profissionais da saúde para atuarem nesses casos. “A amamentação pode ser difícil no começo. A mãe e o bebê precisam se adaptar e nesse processo podem acontecer algumas intercorrências como ingurgitamento mamário, que é o famoso leite empedrado, fissuras mamilares, mastite, que é a infecção das mamas. Então esta capacitação vem com o objetivo de munir os profissionais de mecanismos para auxiliar essas mulheres, o que é de fundamental importância para a saúde pública”, completou a enfermeira.
A coordenadora da Rede Alyne ressalta ainda que muitos profissionais não se sentem preparados para lidar com essas intercorrências, que exigem um manejo rápido e eficaz e que a capacitação visa em proporcionar mais segurança aos profissionais em suas práticas dentro da unidade.
A Capacitação em Aleitamento Materno para profissionais da saúde acontecerá nos dias 7 e 8 no Teatro Municipal.