• 17 de julho de 2025
#Ciência e tecnologia #Cultura #Destaque #Economia #Polícia #Primavera do Leste #Redes

SEGURANÇA

Dona Maria propõe carro “espião” com reconhecimento facial para reforçar monitoramento em eventos de Primavera do Leste

Proposta da vereadora busca modernizar ações da segurança pública por meio da Coordenadoria de Monitoramento Urbano (CEMIP)
Foto: Assessoria

A vereadora e empresária Dona Maria do SuperCompras (MDB) apresentou na sessão desta terça-feira (08), na Câmara Municipal de Primavera do Leste, uma indicação ao Executivo sugerindo a aquisição de um veículo equipado com câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial. Popularmente conhecido como “carro espião”, o equipamento funcionaria como unidade móvel de vigilância, voltada especialmente para eventos públicos e locais com grande circulação de pessoas.

A proposta é voltada à ampliação da atuação da Coordenadoria de Monitoramento Urbano (CEMIP), fortalecendo o uso de tecnologias para prevenção da violência e apoio direto às forças de segurança. Segundo a parlamentar, a medida é estratégica diante da crescente realização de eventos culturais, esportivos e institucionais no município.

“O objetivo é garantir mais segurança à população por meio de um modelo que já se mostrou eficaz em outras cidades brasileiras, como São Paulo. O carro tem sistema de reconhecimento facial, gravação em tempo real e integração com bancos de dados da segurança pública, o que permite identificar foragidos, localizar desaparecidos e prevenir crimes em grandes aglomerações”, justificou Dona Maria.

Inspirada no projeto Smart Sampa, adotado pela capital paulista, a vereadora defende que a iniciativa representa um avanço importante na política local de segurança urbana, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública. A proposta reforça o papel do Legislativo na formulação de soluções modernas para problemas estruturais do município.

“O investimento em tecnologia é um passo necessário para acompanhar o crescimento da cidade e ampliar a sensação de segurança entre os cidadãos. O CEMIP já realiza um trabalho essencial e, com esse veículo, poderá ter presença móvel e estratégica nos bairros, durante shows, feiras, jogos e demais eventos”, acrescentou.

A sugestão foi encaminhada à análise do Executivo, que poderá avaliar a viabilidade orçamentária e técnica da medida. Para Dona Maria, a proposta reafirma seu compromisso com ações concretas que valorizem a segurança da população, o fortalecimento institucional e a modernização da gestão pública.

Com essa iniciativa, a vereadora reforça sua atuação firme e propositiva, somando esforços em áreas que impactam diretamente a vida cotidiana dos moradores de Primavera do Leste.

Dona Maria propõe carro “espião” com reconhecimento facial para reforçar monitoramento em eventos de Primavera do Leste

Thiago Silva garante sanção de lei que