Presidente da Câmara de Rondonópolis, Paulo Schuh é oficializado como pré-candidato a deputado estadual pelo PL
Anúncio foi feito durante encontro do partido em Cuiabá; atuação nos bairros, amadurecimento político e proximidade com o prefeito Cláudio Ferreira consolidam nome como aposta forte para 2026 Foto: Reprodução
O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Paulo Schuh (PL), foi confirmado como pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições de 2026. A oficialização ocorreu durante o encontro estadual do Partido Liberal, realizado na última segunda-feira (2) em Cuiabá, reunindo lideranças da sigla e representantes dos diretórios municipais.
Com atuação destacada na presidência do Legislativo municipal, Schuh tem aproveitado o espaço institucional para fortalecer sua presença política. Uma das principais ferramentas tem sido o gabinete itinerante, iniciativa que leva os trabalhos da Câmara aos bairros da cidade e permite um contato direto com a população. O corpo a corpo com os moradores tem feito o vereador ampliar sua base de apoio em regiões estratégicas.
Além do perfil combativo que o consagrou em seus primeiros mandatos, Schuh tem demonstrado um amadurecimento político nos últimos anos. Seu estilo direto, objetivo e participativo nas discussões legislativas tem sido elogiado por colegas e observado com atenção por lideranças do PL. No comando da Câmara, ele também tem promovido a valorização institucional dos demais parlamentares, criando um ambiente de cooperação e protagonismo coletivo.
Outro fator relevante é sua relação pessoal e política com o prefeito Cláudio Ferreira (PL), que assumiu o cargo após vencer as eleições de 2024 com 45,74% dos votos. A sintonia entre os dois tem sido estratégica para a condução de pautas prioritárias e poderá ser um diferencial importante na construção das nominatas e alianças rumo a 2026.
No encontro estadual do PL, também foram anunciados como pré-candidatos pelo partido em Rondonópolis o ex-vereador José Márcio Guedes, que retorna ao cenário político com apoio de setores conservadores da cidade, e a médica e vereadora Luciana Horta, que desponta como nome de forte apelo popular, especialmente nas áreas da saúde e defesa das famílias.
Luciana Horta foi a vereadora mais votada de Rondonópolis nas eleições de 2024, com 3.605 votos, e tem carreira consolidada como médica especialista em cirurgia geral e vascular. Atua há mais de uma década no SAMU e é reconhecida por seu engajamento com causas sociais e pela defesa da saúde pública humanizada. Sua entrada na disputa estadual representa também o esforço do PL em ampliar a participação feminina no Legislativo mato-grossense.
A movimentação do PL em Mato Grosso visa consolidar o partido como uma das principais forças nas eleições de 2026. Em Rondonópolis, a legenda deve montar uma chapa robusta tanto para as disputas proporcionais quanto para influenciar diretamente os rumos das eleições majoritárias.
Com trajetória sólida, comunicação ativa nas bases e articulação dentro da máquina pública, Paulo Schuh se posiciona como um dos principais nomes para representar o sul de Mato Grosso no Parlamento estadual. A pré-candidatura vem sendo construída com estratégia, diálogo e presença, e a expectativa é que ganhe ainda mais corpo nos próximos meses com a intensificação das agendas políticas do partido no interior.