• 18 de abril de 2025
#Cuiabá #Destaque #Mato Grosso #Redes

LUTO

Luto no jornalismo: morre aos 82 anos o comunicador Edvaldo Ribeiro, ícone da imprensa mato-grossense

Foto: Reprodução

Faleceu neste domingo (13), aos 82 anos, o jornalista e radialista Edvaldo Ribeiro, vítima de um câncer em estágio avançado. Ele morreu em casa, cercado pela família, após uma trajetória marcante e longeva na comunicação. Com mais de seis décadas de carreira, Edvaldo se consagrou como um dos grandes nomes do jornalismo em Mato Grosso, sendo reconhecido por sua voz firme, talento nato e paixão inabalável pela notícia.

Edvaldo ficou nacionalmente conhecido como apresentador do programa Cadeia Neles, na TV Vila Real, onde permaneceu por sete anos. Também era proprietário do site O Bom da Notícia e acumulava passagens importantes por rádios e emissoras de televisão que marcaram gerações.

A secretária de Comunicação de Cuiabá, Ana Karla, prestou homenagem ao colega e relembrou a convivência profissional. “Um cara muito generoso. Trabalhamos juntos na Rádio Cidade por cerca de cinco anos. Ele era um homem muito acima da média”, disse. Ana também destacou que Edvaldo foi pioneiro nos programas de entrevistas políticas em rádio. “Às vezes a gente não ia, e ele segurava sozinho duas horas de programa. Sempre muito educado, gentil e um excelente profissional.”

Uma vida dedicada à comunicação

Natural de Santo Anastácio (SP), Edvaldo iniciou sua carreira em 1960, como locutor nas Casas Pernambucanas. Em seguida, atuou em rádios de Londrina e Maringá, como Auri Verde, Paiquerê e Jornal de Maringá. A estreia na televisão veio em 1966, na TV Coaroados. Dois anos depois, criou o programa Sala de Informação na TV Tibagi, em Apucarana (PR).

Já em Mato Grosso, onde fixou residência em 1976, sua trajetória inclui importantes emissoras como a Rádio A Voz do Oeste, TV Centro América — onde apresentou o Bom Dia Mato Grosso por oito anos — e TV Gazeta, onde foi âncora dos programas O Povo Reclama e Revista da Manhã. Também integrou a programação da TV Brasil Oeste, TV Manchete (hoje TV Rondon) e TV Mundial.

No rádio, voltou a atuar em 2003 pela Rádio Cultura, e depois na Rádio Cidade, entre 2007 e 2012. No mesmo ano, passou a comandar o programa Tribuna, na CBN Cuiabá.

Carismático, firme e dedicado, Edvaldo Ribeiro deixa um legado de compromisso com a verdade, ética profissional e amor pela comunicação.

Velório

O velório será realizado na Capela Jardins, sala Orquídeas, em Cuiabá, a partir da meia-noite desta segunda-feira (14), com término previsto para 12h. O cortejo sairá às 12h30 em direção ao Cemitério Parque Bom Jesus, onde ocorrerá o sepultamento.

Luto no jornalismo: morre aos 82 anos o comunicador Edvaldo Ribeiro, ícone da imprensa mato-grossense

Tentativa de homicídio na zona rural: jovem

Luto no jornalismo: morre aos 82 anos o comunicador Edvaldo Ribeiro, ícone da imprensa mato-grossense

Crise geopolítica é usada como argumento por