• 18 de abril de 2025
#Destaque #Mato Grosso #Polícia #Redes

ALTO ARAGUAIA

Operação Choque de Ordem III cumpre 16 ordens judiciais contra facções criminosas

Ação da Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais contra envolvidos com o tráfico de drogas e atos de vandalismo ligados a facção
Foto:

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (08), a Operação Choque de Ordem III no município de Alto Araguaia (MT), com o objetivo de combater a atuação de uma facção criminosa envolvida em crimes como o tráfico de drogas e vandalismo. Ao todo, foram cumpridas 16 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e de quebra de sigilo de dados, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca local.

As investigações identificaram diversos integrantes da organização criminosa, responsáveis também por atos de vandalismo em ruas, residências e prédios públicos da cidade, com pichações feitas em spray vermelho e preto contendo mensagens de apologia à facção. A intenção era disseminar medo e impor domínio em determinadas áreas de Alto Araguaia.

A operação mobilizou 40 policiais civis, 12 viaturas e contou com o apoio da Polícia Penal. Os principais alvos foram os mandantes dos atos de vandalismo, que também atuavam diretamente no comércio de entorpecentes na região.

Como parte da ação, mais de trinta locais que haviam sido pichados foram restaurados. A pintura foi realizada com apoio de reeducandos da Cadeia Pública de Alto Araguaia, enquanto o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) forneceu tintas e materiais. A iniciativa será contínua, tanto na recuperação dos espaços vandalizados quanto na responsabilização criminal dos envolvidos.

De acordo com o delegado Marcos Paulo, titular da unidade local, a operação é fruto de um trabalho minucioso de investigação e reforça o comprometimento do Estado com o enfrentamento ao crime organizado.

“A criminalidade não irá sobrepor às forças de segurança do Estado, que seguem empenhadas em reduzir os índices de violência, trazendo paz para as pessoas de bem. Outras ações, no âmbito do Programa Tolerância Zero, estão programadas e irão ocorrer ao longo do ano. Não há espaço para aqueles que insistem em viver à margem da lei”, afirmou o delegado.

A operação faz parte da Operação Inter Partes, integrada ao Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, que visa intensificar o combate às facções criminosas em todo o estado.

Operação Choque de Ordem III cumpre 16 ordens judiciais contra facções criminosas

Homem é preso por posse ilegal de