Sem acesso à internet, muitos alunos da Escola Estadual Antônio Alves Dias, localizada na zona rural de Confresa, estão com dificuldades de estudar durante a pandemia. Uma destinação de recursos realizada pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas vai solucionar esse problema possibilitando a compra de equipamentos para imprimir apostilas didáticas.
A unidade escolar vai receber 14 mil reais para adquirir notebooks e duas impressoras a laser. Segundo o diretor da unidade, Antônio Alves Dias, com a destinação, os estudantes conseguirão estudar de casa com mais tranquilidade durante a pandemia da covid, já que o ensino vem sendo realizado de forma remota.
O diretor conta que a escola vinha realizando a impressão na própria unidade, mas utilizando-se de uma impressora e computadores antigos que não atendiam a demanda já que precisavam ser levados constantemente para manutenção. “O projeto visa proporcionar atendimento de qualidade aos alunos, fazendo com que aqueles que não possuem acesso à internet possam ter à disposição materiais pedagógicos impressos, da forma mais semelhante possível que os demais que terão em aula on-line”, explicou.
A escola atende hoje cerca de duzentos e cinquenta alunos dos ensinos médio e fundamental, além da educação de jovens e adultos. Conforme o projeto apresentado ao Comitê para captação de recursos, metade deles não contam com internet em casa, o que tornou ainda mais difícil a continuidade dos estudos durante a pandemia.
A destinação de recursos foi feita por meio do Comitê Gestor de Ações Afirmativas, formado pelo TRT de Mato Grosso, Ministério Público do Trabalho e OAB. Os valores repassados são resultados de condenações e acordos firmados pelo desrespeito à legislação trabalhista.
Comitê
O Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas se reúne periodicamente para analisar projetos sociais enviados por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos interessados em receber recursos.
Informações sobre projetos aprovados, como participar, contatos e atas de reuniões podem ser conferidas no portal do TRT/MT, na aba ‘Serviços – Ações Afirmativas de Cidadania’.