• 22 de fevereiro de 2025
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

Águas de Primavera realizou cerca de 300 manutenções para desobstrução da rede de esgoto no início deste ano no município

A concessionária executou uma média de 8 a 10 serviços por dia, evidenciando o impacto do uso incorreto do sistema.
Foto: Assessoria

O volume de resíduos e lixo encontrado na rede de esgoto tem sido uma das principais causas de extravasamentos nas vias públicas, especialmente durante o período chuvoso. Somente em janeiro deste ano, a Águas de Primavera executou cerca de 300 manutenções para desobstruir a rede de esgoto, média de 8 a 10 execuções da atividade por dia, evidenciando o impacto do uso incorreto do sistema.

Esse volume mostra os desafios do saneamento no município. Durante as atividades, a equipe encontra resíduos descartados de forma irregular, como plásticos, madeira, entulhos de construção, latas, papelão, óleos de cozinha e restos de comida. Além de comprometer o funcionamento da rede, esses materiais podem causar sérios impactos ambientais.

“No dia a dia, nossas equipes encontram diversos materiais inadequados na rede de esgoto, como plásticos, restos de madeira e até entulhos de construção. Esses itens devem ser descartados corretamente, pois o uso incorreto da rede pode gerar transtornos para toda a comunidade. Um componente essencial nos imóveis é a caixa de gordura, responsável por reter os resíduos descartados em pias e ralos, evitando que cheguem à rede de esgoto”, explica o gerente de serviços da Águas de Primavera, Renato Amaral.

Para contornar os extravasamentos, a equipe de manutenção realiza limpezas preventivas, com equipamentos especializados, como caminhões hidrojato, que utilizam jatos de água de alta pressão para remover gorduras e detritos acumulados. Esse procedimento é seguro e eficiente, garantindo a preservação da tubulação e do meio ambiente.

A Águas de Primavera reforça a importância do uso correto do sistema para evitar transtornos e assegurar um esgotamento sanitário eficiente para toda a população. O gerente de serviços da concessionária, Renato Amaral, destaca o compromisso da equipe na manutenção da rede e na conscientização da comunidade sobre o descarte adequado de resíduos.

REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO

O gerente reforça que as redes coletoras de esgoto foram projetadas exclusivamente para receber o esgoto doméstico. A rede de esgoto e a rede de drenagem pluvial possuem finalidades e dimensões distintas. “O esgoto coletado é direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enquanto a água das chuvas, captada pelas galerias pluviais, segue para os córregos da cidade. Quando há conexão indevida entre essas redes, o excesso de água pode sobrecarregar o sistema de esgoto, causando obstruções na tubulação”, alerta.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em casos de obstruções ou denúncias de uso irregular da rede de esgoto, a população deve acionar a Águas de Primavera por meio dos seguintes canais: atendimento no 0800 647 6060 (Call Center e WhatsApp) e aplicativo Águas App, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br

Águas de Primavera realizou cerca de 300 manutenções para desobstrução da rede de esgoto no início deste ano no município

PBIA prevê R$ 500 milhões para data

Águas de Primavera realizou cerca de 300 manutenções para desobstrução da rede de esgoto no início deste ano no município

Publicada a última versão do Boletim de