• 3 de setembro de 2026
#Destaque #Política #Redes #Rondonópolis

SAÚDE MENTAL

Setembro Amarelo: lei de Vinícius Amoroso reforça atenção à saúde mental nas escolas de Rondonópolis

Foto: Assessoria

No início do Setembro Amarelo, o vereador Vinícius Amoroso reforçou a defesa de políticas permanentes de atenção à saúde mental em Rondonópolis, especialmente dentro das escolas. O parlamentar é autor da proposta que deu origem à Lei Municipal nº 14.083, de 24 de março de 2025, iniciativa voltada à atenção psicossocial no ambiente escolar.

O tema foi abordado por Vinícius durante entrevista à imprensa na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (2). Segundo o vereador, apesar da importância do Setembro Amarelo para ampliar a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o poder público precisa manter ações de prevenção, acolhimento e acompanhamento durante todo o ano.

“É um mês que traz essa pauta e que é sensível para o assunto, mas precisamos lembrar da saúde mental todos os dias e em todos os meses do ano. Precisamos criar instrumentos para minimizar os casos relacionados às doenças mentais”, afirmou.

A atuação de Vinícius nessa área começou ainda no início do mandato. O Projeto de Lei Legislativo nº 49/2025, processo nº 1.253/2025, de sua autoria, foi apresentado em 25 de fevereiro de 2025 e aprovado em votação única no dia seguinte. A proposta foi posteriormente sancionada, dando origem à Lei Municipal nº 14.083/2025.

Agora, o vereador defende que o município avance também na estrutura oferecida à comunidade escolar, com profissionais preparados para atender as demandas relacionadas à saúde mental.

“Vamos exigir que as escolas tenham pelo menos um psicólogo para atender às demandas não só das crianças, mas também das famílias. A escola é feita por todos aqueles que passam por ela e que estão inseridos, direta ou indiretamente, nesse ambiente”, declarou Vinícius.

Para o parlamentar, fortalecer a atenção psicológica dentro das escolas significa criar condições para identificar situações de sofrimento emocional mais cedo e oferecer suporte não apenas aos estudantes, mas também às famílias e aos profissionais da educação.

Vinícius destacou ainda que o cuidado precisa alcançar quem trabalha diariamente no atendimento à população.

“Precisamos cuidar dos profissionais e dos usuários, não apenas na educação, mas em todas as áreas nas quais trabalhamos diretamente com pessoas”, ressaltou.

Para o vereador, o Setembro Amarelo deve servir como um período de maior mobilização e conscientização, mas não como uma ação isolada. A defesa é para que Rondonópolis avance na construção de uma rede permanente de prevenção, acolhimento e acompanhamento em saúde mental.

“Precisamos lembrar da saúde mental todos os dias e em todos os meses do ano”, reforçou Vinícius.

Onde buscar ajuda

Em situações de sofrimento emocional, a população pode buscar atendimento na rede pública de saúde. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional gratuito e sigiloso pelo telefone 188, 24 horas por dia.

Setembro Amarelo: lei de Vinícius Amoroso reforça atenção à saúde mental nas escolas de Rondonópolis

Aluno leva faca para escola após briga

Setembro Amarelo: lei de Vinícius Amoroso reforça atenção à saúde mental nas escolas de Rondonópolis

Prefeito Cláudio Ferreira inova ao inaugurar agência