Últimos idosos deixam abrigo interditado e são transferidos para o Lar Cristão
A medida atende determinação do Ministério Público após a constatação de graves irregularidades na instituição Foto: Reprodução
Os últimos 11 idosos que permaneciam acolhidos no Sossego Lar dos Idosos, atualmente denominado Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos, foram transferidos na tarde desta quinta-feira (25) para o Lar Cristão, em Rondonópolis. A mudança ocorre após determinação do Ministério Público, que apontou uma série de irregularidades na instituição privada, localizada no bairro Globo Recreio.
O abrigo teve o administrador afastado por decisão judicial e, há duas semanas, passou a ser administrado temporariamente pelo Município de Rondonópolis para garantir a assistência aos idosos enquanto a situação era avaliada.
Entre as irregularidades encontradas durante as inspeções estão surto de escabiose (sarna), com infestação em colchões e vestuário, alimentação precária e com produtos vencidos, esgoto a céu aberto, ausência de chuveiros elétricos, falta de atendimento adequado à saúde e o registro de três mortes de idosos que, segundo os órgãos de fiscalização, não receberam os cuidados necessários.
As condições foram constatadas em fiscalizações realizadas por diversos órgãos municipais e apresentadas pela Prefeitura durante audiência extrajudicial com a promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis.
Quando assumiu temporariamente a gestão da instituição, o Município encontrou 38 idosos acolhidos. Desses, 27 foram retirados por familiares, que providenciaram o encaminhamento para outras Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou para suas próprias residências.

Os 11 idosos restantes, incluindo pessoas oriundas de outros municípios e que ainda não haviam sido buscadas por familiares, permaneceram sob responsabilidade do Município até a transferência para o Lar Cristão. Segundo a Prefeitura, eles deverão permanecer na instituição apenas até que seja definido o encaminhamento definitivo aos respectivos núcleos familiares.
A administração municipal informou ainda que nenhum dos idosos ficou desassistido durante o período em que esteve sob responsabilidade do poder público.






