• 12 de maio de 2026
#Eleições 2026 #Mato Grosso #Política #Primavera do Leste #Redes

POLÍTICA

VÍDEO: Léo Bortolin diz que MDB ainda não definiu apoio ao governo e defende diálogo para 2026 em Mato Grosso

Ex-prefeito de Primavera do Leste e ex-presidente da AMM afirmou ao NMT - Notícias de Mato Grosso que partido busca espaço mais valorizado nas composições estaduais e reforçou articulação liderada por Janaína Riva
Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Primavera do Leste e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin (MDB), afirmou em entrevista ao NMT – Notícias de Mato Grosso, em Cuiabá, que o MDB ainda não definiu qual caminho seguirá na disputa pelo Governo de Mato Grosso em 2026 e que o momento é de construção política, diálogo e composição entre as lideranças estaduais.

Pré-candidato a deputado estadual, Léo participou de uma reunião convocada pela presidente estadual do MDB, deputada Janaína Riva (MDB), que também é pré-candidata ao Senado Federal. Segundo ele, o encontro teve como principal objetivo alinhar o discurso interno do partido e iniciar a construção das articulações para o próximo processo eleitoral.

“Ontem nós tivemos uma reunião convocada pela nossa presidente estadual, a deputada Janaína Riva, pré-candidata ao Senado, que ocupa hoje o maior espaço de discussão dentro do partido, que é exatamente a cadeira ao Senado. Foi uma reunião para alinhamento, para conversa entre os pré-candidatos a estadual e federal e deixando muito claro que o MDB ainda não fechou pauta em relação a com quem vai caminhar no Governo do Estado”, declarou.

Léo destacou que o partido pretende conversar com diferentes grupos políticos antes de tomar uma decisão definitiva e afirmou que a prioridade do MDB é garantir protagonismo e espaço competitivo dentro da futura composição majoritária.

“Esse é o momento do diálogo, é o momento de aparar arestas. A política também exige habilidade para recuar, compor e construir. A Janaína deu aval para que nós possamos dialogar e buscar um cenário em que ela seja mais valorizada, em que o MDB tenha mais espaço e que os candidatos também tenham condição de construir suas candidaturas”, afirmou.

Questionado pela reportagem se o MDB já iniciou conversas com outros partidos e pré-candidatos ao Governo de Mato Grosso, Léo confirmou que as articulações estão em andamento.

“Conversando com todos os partidos, conversando com os pré-candidatos a governo para entender qual espaço o MDB terá mais valorização”, completou.

Léo Bortolin surge como um dos principais nomes do MDB na disputa proporcional de 2026. Além de ter comandado a Prefeitura de Primavera do Leste por dois mandatos, ele também presidiu a AMM, cargo que ampliou sua articulação política junto aos prefeitos e lideranças municipais em todo Mato Grosso. Nos bastidores, o nome dele é visto como uma aposta do partido para fortalecer a bancada estadual em um cenário que promete forte disputa entre as principais siglas do estado.

VÍDEO: Léo Bortolin diz que MDB ainda não definiu apoio ao governo e defende diálogo para 2026 em Mato Grosso

Controle de mosca-branca será pauta em painel

VÍDEO: Léo Bortolin diz que MDB ainda não definiu apoio ao governo e defende diálogo para 2026 em Mato Grosso

Quarenta Anos de Primavera do Leste