• 28 de janeiro de 2026
#Destaque #Eleições 2026 #Mato Grosso #Redes #Redes Sociais

JUSTIÇA ELEITORAL

TRE-MT reforça prazo para regularização do título e orienta eleitores sobre atendimento online

Cadastro eleitoral será fechado em 6 de maio de 2026; serviços podem ser feitos pela internet ou presencialmente
Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) voltou a alertar os eleitores do estado sobre o prazo final para regularização do título de eleitor visando às Eleições Gerais de 2026. O cadastro eleitoral será encerrado no dia 6 de maio de 2026, data-limite para a realização de qualquer serviço eleitoral.

Até esse prazo, eleitoras e eleitores podem tirar o primeiro título, solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais — como nome e endereço — e regularizar a situação do documento em casos de cancelamento ou suspensão. Após o fechamento do cadastro, nenhum procedimento poderá ser realizado até o encerramento do período eleitoral.

A regra está prevista no artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Em 2026, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro.

Segundo o TRE-MT, quem não regularizar a situação dentro do prazo ficará impedido de votar e poderá enfrentar restrições civis, como dificuldades para obter ou renovar passaporte, tomar posse em cargo público, participar de concursos, renovar matrícula em instituições públicas e acessar determinados serviços oficiais.

A Justiça Eleitoral destaca que grande parte dos serviços pode ser realizada de forma totalmente online, por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço:
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/

Além do atendimento digital, os eleitores também podem procurar os cartórios eleitorais e postos de atendimento espalhados por Mato Grosso para realizar os procedimentos de forma presencial.

O TRE-MT orienta que a população consulte a situação eleitoral com antecedência e evite deixar a regularização para os últimos dias, reduzindo o risco de filas, instabilidades no sistema e impedimentos para o exercício do direito ao voto.

Com a proximidade do encerramento do prazo, a Justiça Eleitoral intensifica a divulgação das informações para garantir que todos os eleitores mato-grossenses estejam aptos a participar do processo democrático nas eleições de 2026.

TRE-MT reforça prazo para regularização do título e orienta eleitores sobre atendimento online

Operação integrada com forças de Mato Grosso