• 11 de janeiro de 2026
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

Secretaria de assistência social amplia acesso a benefícios por meio do Cadastro Único

Foto:

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um dos principais instrumentos de inclusão social no Brasil e desempenha papel fundamental na garantia de direitos para famílias em situação de vulnerabilidade. Em Primavera do Leste, o serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e atende centenas de famílias todos os meses.

De acordo com o coordenador do Cadastro Único no município, Gleidson Miranda, o sistema reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda e funciona como a principal porta de entrada para diversos programas sociais.

“O Cadastro Único é um instrumento essencial para identificar as famílias de baixa renda aqui da cidade de Primavera e de todo o Brasil. Por meio dele, a população pode ter acesso a dezenas de benefícios, tanto federais quanto estaduais e municipais”, explicou.

Entre os principais programas vinculados ao CadÚnico estão o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e de Água, o Minha Casa Minha Vida, a Carteira do Idoso, a isenção de taxas em concursos públicos, o ID Jovem, o Auxílio Gás, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes do ensino médio.

Segundo o coordenador, todas as famílias podem realizar o cadastro, mas o acesso aos benefícios depende dos critérios estabelecidos por cada programa.

“As famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem ser cadastradas normalmente. Já aquelas com renda superior também podem se inscrever, desde que estejam buscando participar de programas sociais que exijam o Cadastro Único, como o BPC”, destacou Gleidson.

Como se inscrever

O responsável familiar deve procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município, portando os documentos pessoais e de todos os membros da família. Preferencialmente, o cadastro é feito por uma mulher da família, mas homens também podem ser responsáveis, desde que tenham mais de 16 anos.

No atendimento, são coletadas informações sobre renda, moradia, escolaridade, composição familiar e outras condições socioeconômicas.

Outro ponto importante é a atualização dos dados, que deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver mudança na renda, endereço ou composição familiar.

“Manter o cadastro atualizado é essencial para não perder o acesso aos benefícios”, reforçou o coordenador.

Além dos atendimentos presenciais, a equipe do CadÚnico também realiza visitas domiciliares, ampliando o alcance do serviço às famílias que enfrentam dificuldades de locomoção.

Locais de atendimento em Primavera do Leste

A população pode procurar qualquer uma das unidades do CRAS no município:

CRAS Jonas Pinheiro

Avenida Ângelo Ravanello, nº 336 – Jardim Progresso

CRAS Ivone Agne

Rua Arlindo Cornéli, nº 473 – Parque Eldorado

CRAS Mabilia

Rua Cajueiro, nº 903 – Primavera III

CRAS Mabilia – Extensão

Rua da Garça – Bairro Tuiuiú

O Cadastro Único é uma ferramenta fundamental para promover justiça social, reduzir desigualdades e garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT

Secretaria de assistência social amplia acesso a benefícios por meio do Cadastro Único

Com aval da União Europeia, lideranças do

Secretaria de assistência social amplia acesso a benefícios por meio do Cadastro Único

Polícia Civil prende último envolvido em latrocínios