Prefeitura reforça alerta contra descarte irregular de resíduos na entrada do Ecoponto Tupã
Foto:
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Primavera do Leste, volta a alertar a população sobre o descarte irregular de resíduos na entrada do Ecoponto Tupã, localizado no final da Avenida Pupunha, próximo à rotatória do bairro Buritis. O espaço destinado ao recebimento de Resíduos da Construção Civil (RCC) é muito próximo, mas tem registrado, de forma recorrente, o despejo indevido de outros tipos de materiais em local totalmente inadequado.
No local, têm sido encontrados resíduos orgânicos, pneus, madeiras e diversos outros tipos de materiais, o que compromete o meio ambiente, a limpeza urbana e o bom funcionamento do ecoponto. A SAMA reforça que, ao seguir por poucos metros após a entrada, o cidadão encontra o ponto correto e devidamente sinalizado para o descarte regular dos resíduos da construção civil.
Nesta semana uma câmera de monitoramente flagrou um cidadão cometendo a irregularidade e de acordo com o coordenador Paulo Rocha, a rotatória da Avenida Pupunha não é, em hipótese alguma, local autorizado para descarte. A área conta com um poste equipado com câmera de monitoramento, que registra continuamente as irregularidades praticadas no local, permitindo a identificação dos responsáveis.
Segundo Paulo, “somente nos meses de outubro e novembro, mais de 50 autos de infração foram emitidos pela fiscalização ambiental da SAMA em decorrência do descarte irregular de resíduos, especialmente na entrada do Ecoponto Tupã. As autuações são resultado direto do monitoramento por câmeras e das ações de fiscalização realizadas pela prefeitura’.
Diante da situação, o coordenador Paulo faz um apelo à conscientização da população. Segundo ele, além de causar danos ambientais e transtornos à comunidade, o descarte irregular é uma infração passível de multa, conforme a legislação vigente. “Existem avisos, monitoramento e locais adequados para o descarte. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte e utilize corretamente os ecopontos”, reforça.
A Prefeitura de Primavera do Leste destaca que o cuidado com a cidade é uma responsabilidade coletiva e que atitudes simples, como o descarte correto dos resíduos, contribuem diretamente para a preservação ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida de toda a população.






