• 8 de dezembro de 2025
#Agronegócio #Destaque #Redes

Olivoturismo no Brasil: produtores defendem experiência completa para turistas

Foto:

Produtores de olivas do Brasil e do Uruguai se reuniram em Bagé, no Rio Grande do Sul, para o 1° Simpósio Nacional de Olivoturismo, evento que discutiu estratégias para consolidar o setor no país. Durante o encontro, os participantes destacaram a necessidade de desenvolver um projeto estruturado de olivoturismo, capaz de integrar a produção de azeite com experiências turísticas únicas.

Rio Grande do Sul como destino estratégico para olivoturismo

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Flávio Obino Filho, o estado possui localidades e produtos com potencial para atrair turistas nacionais e internacionais. Ele ressalta que os visitantes podem se interessar não apenas pela degustação de azeites de qualidade, mas também pela contemplação dos olivais e pela participação em eventos nos pomares.

“A partir desse desenvolvimento de um projeto, teremos um objetivo claro do que queremos em termos de olivoturismo para apresentar este produto aos agentes de viagens”, afirmou Obino Filho, destacando a presença do Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul no simpósio.

Experiência completa: azeite, gastronomia e rotas regionais

O dirigente enfatizou que o olivoturismo deve ser vendido como uma experiência integrada, combinando o azeite com produtos regionais como vinho, queijo e carne. Ele também defende a criação de rotas e itinerários turísticos temáticos, que explorem a cultura local e fortaleçam o turismo gastronômico.

“A lição que fica é sempre agregar ao olivoturismo as experiências regionais, tornando cada visita única e inesquecível”, completou Obino Filho.

Integração com o Uruguai e experiências internacionais

O simpósio reuniu 50 produtores brasileiros e uma comitiva de 30 produtores uruguaios. Entre os palestrantes estiveram Alejandro Cabrera, do Ministério do Turismo do Uruguai, e Luis Barragán, da Direção Geral do Turismo de Maldonado, que compartilharam experiências bem-sucedidas de agroturismo em Maldonado e discutiram a cooperação entre Brasil e Uruguai no olivoturismo.

Apoio institucional e patrocínios

O evento contou com o patrocínio do Banrisul, do Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, reforçando o interesse institucional em consolidar o setor no país.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Olivoturismo no Brasil: produtores defendem experiência completa para turistas

Pela 1ª vez na história, Câmara de

Olivoturismo no Brasil: produtores defendem experiência completa para turistas

Polícia Militar registra aumento de 82% nas