• 3 de dezembro de 2025
#Agronegócio #Destaque #Redes

Rio Grande do Sul autoriza operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

Foto:

A C.B Bioenergia recebeu, nesta segunda-feira (24), a Licença de Operação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), autorizando o início das atividades da primeira usina de etanol de trigo do país, localizada em Santiago (RS).

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, a liberação confirma que o empreendimento atendeu a todas as exigências ambientais para iniciar suas operações.

Produção sustentável e diversificada

Instalada em uma área de 150 mil metros quadrados, a unidade terá capacidade de produção superior a 1.300 m³ mensais de álcool hidratado e 1.140 m³ mensais de álcool neutro.

Além do biocombustível, a usina também fabricará 810 toneladas de DDGS e 2.160 toneladas de WDGS por mês — subprodutos aproveitados na formulação de rações animais, o que contribui para o aproveitamento integral da matéria-prima e reduz o desperdício no processo produtivo.

Processo de produção abrange múltiplos grãos

O processo produtivo autorizado pela licença engloba todas as etapas, desde a recepção e pesagem das matérias-primas — que incluem triticale, cevada, trigo, centeio e milho — até as fases de moagem, fermentação, destilação, retificação, condensação e armazenamento do álcool.

Essa diversidade de insumos amplia a flexibilidade operacional da planta e reforça o potencial da região na produção de bioenergia renovável.

Valorização da agricultura e incentivo à bioenergia

Representantes da Sema e da Fepam destacaram que o novo empreendimento é um marco para o setor de biocombustíveis no Rio Grande do Sul, ampliando a produção sustentável e agregando valor à cadeia agrícola local.

Segundo comunicado da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a utilização de derivados não alimentícios da agricultura e a diversificação das fontes de energia reforçam o compromisso do Estado com alternativas de menor impacto ambiental e com o fortalecimento do setor de bioenergia.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Rio Grande do Sul autoriza operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

Polícia Civil localiza “cemitério” do tráfico em

Rio Grande do Sul autoriza operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

Condenado por roubo em Tapurah é preso