Plantio de soja avança para 81% no Brasil, mas clima irregular preocupa Mato Grosso e Goiás
Foto:
O avanço do plantio da safra 2025/26 de soja atingiu 81% da área estimada no país até a última quinta-feira (20), conforme levantamento da AgRural. Apesar do bom ritmo nacional, as condições climáticas ainda preocupam produtores em Mato Grosso e Goiás, onde a irregularidade das chuvas tem impactado o desenvolvimento das lavouras.
Irregularidade das chuvas afeta ritmo e desenvolvimento das lavouras
Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o índice de plantio era de 86%, o ritmo atual está ligeiramente atrasado. Ainda assim, houve avanço em relação à semana anterior, que marcava 71% da área semeada.
Nos estados de Mato Grosso e Goiás, os produtores enfrentam dificuldades devido à instabilidade das precipitações, o que tem provocado atrasos no plantio, além de abortamento de flores e vagens. Esse cenário também preocupa em relação à janela de cultivo do milho safrinha, que pode ficar mais curta.
Milho verão 2025/26 entra na reta final de plantio no Centro-Sul
Enquanto isso, o plantio do milho verão 2025/26 se aproxima da conclusão no Centro-Sul do Brasil. Segundo o levantamento da AgRural, 93% da área estimada já havia sido semeada até a última quinta-feira (20), contra 85% uma semana antes e 95% no mesmo período do ano passado.
Com o ritmo acelerado, a expectativa é de que o plantio seja finalizado nos próximos dias, encerrando a etapa inicial da nova safra de grãos no país.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio





