• 14 de novembro de 2025
#Destaque #Meio ambiente #Redes #Rondonópolis

VILLAGE DO CERRADO

Moradores denunciam poda drástica e SEMMA multará Energisa em Rondonópolis

Foto: De moradores

Moradores do Village do Cerrado acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (SEMMAAP) nesta quarta-feira (12) para denunciar a poda drástica realizada nesta semana em dezenas de árvores do condomínio fechado. A SEMMAAP compareceu ao local, constatou a irregularidade e anunciou que a Energisa e o próprio condomínio, apontados como responsáveis pelo dano ambiental, serão multados.

A situação levou a Ong Sombrear a ingressar com uma representação por crime ambiental junto ao Ministério Público do Estado, cobrando a tomada de providências por parte do órgão. O secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, explicou que, após a denúncia, uma equipe de fiscalização foi até o condomínio e encontrou equipes da Energisa e do condomínio fazendo as podas irregulares.
Ao todo 93 árvores no condomínio foram decepadas drasticamente no serviço que visa proteger a fiação da rede elétrica. “Nós estamos atuando na gestão do prefeito Cláudio Ferreira no processo de arborização do município e esse tipo de prática vem na contramão disso, pois a poda drástica gera um dano ou muitas vezes até a morte das árvores”, externou Álvaro.
Após a constatação dos danos ambientais, a SEMMAAP já iniciou o processo administrativo para autuar e multar os responsáveis – o que ainda está em andamento. A informação é que a multa por cada árvore que sofreu poda drástica começa em, no mínimo, 201 UFRs, que correspondem a R$ 925,68, podendo ser majorado.

PROBLEMA GERAL

Apesar do caso do Village do Cerado ter vindo à tona devido à denúncia dos moradores, a Semma tem se deparado com a realização de podas drásticas de árvores em toda a cidade por parte da Energisa ou de empresas contratadas por ela. Dessa forma, o Município atesta que é preciso que os moradores de outras partes da cidade também denunciem e busquem a tomada de providências.

Moradores denunciam poda drástica e SEMMA multará Energisa em Rondonópolis

Mutirão leva a Diamantino e região serviços

Moradores denunciam poda drástica e SEMMA multará Energisa em Rondonópolis

Sema capacita mais de 120 servidores municipais