• 10 de novembro de 2025
#Destaque

Uso de tecnologia evidencia melhora em pontos críticos com primeiras chuvas

Foto:

A limpeza profunda das galerias pluviais com modernos caminhões Vac-All, realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, vem ajudando a melhorar bastante a situação de pontos críticos do município em relação a enxurradas e alagamentos. Em regiões que já foram contempladas com o serviço, não houve registro de transtornos com a retomada das chuvas mais fortes, agora no final de 2025.

Um relatório produzido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) junto à empresa contratada para o serviço mostra que 152 bocas de lobo espalhadas pela cidade já passaram pela limpeza, entre 9 de outubro e 10 de novembro. Até agora, as regiões com mais pontos limpos e desobstruídos foram a Avenida Presidente Médici (35), Rua Rio Branco, região do Zé Sobrinho e Jardim do Parque (25), Coophalis (16) e Vila Esperança (15).

O prefeito Cláudio Ferreira introduziu a tecnologia Vac-All para a limpeza profunda de galerias pluviais na cidade antes do começo do período chuvoso. O serviço combina jato de água em alta pressão e sucção a vácuo — retirando entulhos e sedimentos que bloqueiam o escoamento das águas. Em uma analogia, é como se fosse um grande aspirador de pó, que aspira todo o resíduo para o descarte adequado, conseguindo limpar profundamente o duto das galerias.

Antes do serviço, as galerias de águas pluviais e bocas de lobos da cidade estavam, em sua maioria, totalmente entupidas de terra e sedimentos, gerando alagamentos em diversas regiões. A eficiência do serviço ajudou, conforme o verificado nas últimas chuvas mais fortes, a melhorar a situação dessas regiões que antes sofriam com alagamentos e enxurradas. Agora, no final de 2025, os trechos contemplados não apresentaram enxurrada ou pontos de alagamentos, com o escoamento fluindo normalmente.

Os trabalhos de limpeza em bocas de lobo pela Prefeitura de Rondonópolis seguem em andamento na cidade, com atuação atualmente na região da Avenida Lions, na Coophalis, e na Alameda das Rosas, no Colina Verde.

No último sábado, as águas das chuvas foram escoadas normalmente na Avenida Presidente Médici, ponto crítico da cidade. Foto – Vandi

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Uso de tecnologia evidencia melhora em pontos críticos com primeiras chuvas

Documentário selecionado em edital da Secel revela

Uso de tecnologia evidencia melhora em pontos críticos com primeiras chuvas

PM prende homem suspeito de tentar matar