Capacitação na área da saúde vai movimentar Rondonópolis no fim de semana
Foto:
A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste fim de semana a parte prática da 1ª Imersão em Urgência e Emergência de Rondonópolis, capacitação com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais do Município e região. É a primeira ação desse tipo realizada no Sudeste do estado.
O trabalho começou na semana passada com a parte teórica, realizada nos dias 1º e 2 de novembro para 280 profissionais, das cidades de Rondonópolis, Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga. Neste sábado (8) e domingo (9), a parte prática do treinamento, que será realizada no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, deve movimentar a cidade.
Organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela UPA de Rondonópolis, a imersão vai realizar simulações realistas de atendimento pré-hospitalar com vítimas de acidentes, como, por exemplo, uma explosão com feridos, acidente de motocicleta com feridos, capotamento de veículo com vítimas e até mesmo um acidente de ônibus com múltiplos feridos.
O treinamento será completo, desde o chamado para o socorro até a entrega do paciente atendido na UPA, reproduzindo assim todo o ciclo que um profissional precisa seguir para salvar vidas. Devido à imersão, a população vai presenciar viaturas do Samu, Saúde e Bombeiros passando, algumas vezes em comboio, incluindo também a participação de veículos do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC).
“Importante ressaltar que essa movimentação de ambulâncias vai acontecer, para que os moradores não se assustem. Será somente pelo treinamento, algo necessário para melhorar a cada dia o trabalho dos nossos servidores que atuam nessa linha de frente e são fundamentais no dia a dia”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
O secretário destacou ainda a importância de Rondonópolis, que é uma cidade polo, contribuir com os municípios vizinhos. “Fizemos questão de convidar os profissionais das outras cidades e oferecer esse treinamento para todos, visando garantir atendimento de qualidade não apenas para os moradores da nossa cidade, mas também para todos que vivem no Sudeste de Mato Grosso”, explica o secretário.







