Capacitação qualifica atendimento odontológico a pessoas com deficiência em Rondonópolis
Foto:
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, através da Superintendência de Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), está oferecendo nesta semana uma capacitação em atendimento odontológico a pessoas com deficiência. Ao todo, a iniciativa conta com a participação de 30 cirurgiões-dentistas, sendo 23 de Rondonópolis, e 30 auxiliares em saúde bucal, sendo 21 de Rondonópolis. Os demais são profissionais de cidades da região.
A abertura da capacitação ocorreu nesta segunda-feira (20), com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles a primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, representando o secretário de Saúde, Mykaell Vitorino, e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), entre eles a coordenadora de Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso, Andréa Regina Coelho.
Conforme a superintendente de Saúde Bucal do Município de Rondonópolis, Jorgiana Sangalli, a capacitação em curso tem como objetivo qualificar os profissionais de odontologia que atuam na rede pública no atendimento aos principais grupos de pessoas com deficiência. Nisso, pontua que o atendimento odontológico à pessoa com deficiência possui características peculiares, que devem ser seguidas.
Em âmbito local, o atendimento odontológico a pessoas com deficiência vem sendo feito de forma descentralizada, através das unidades de saúde. Atualmente, Rondonópolis está em fase de credenciamento e homologação de três Centros de Especialidades Odontológicas com o objetivo de atender as demandas odontológicas de pacientes de difícil manejo.
A capacitação se estende até o próximo dia 24, sendo as aulas teóricas na Uniasselvi e as aulas práticas nos Centros de Especialidades Odontológicas Itamaraty e Amparo.
