Ato de filiação de Bira da Econômica ao PL consolida empresário como nome da direita em Primavera do Leste e da Assembleia Madureira em todo o Estado
Realizado na Apapi neste sábado (11), às 18h30, o evento reuniu caravanas de 15 municípios, contou com lideranças políticas e religiosas de peso e confirmou Bira como principal aposta conservadora rumo à Assembleia Legislativa em 2026 Foto: NMT
Mesmo sob chuva até o horário marcado para o início, às 18h30, o ato de filiação do empresário Ubiratã Silva, o Bira da Econômica, ao Partido Liberal (PL) transformou a Apapi em palco de uma das maiores mobilizações políticas já vistas em Primavera do Leste. O espaço ficou completamente lotado com caravanas vindas de 15 municípios, organizadas por pastores da Assembleia de Deus Madureira, que conduziram centenas de fiéis e apoiadores para prestigiar o evento.
O encontro contou com a presença do senador Wellington Fagundes (PL) — pré-candidato ao governo do Estado —, e do deputado federal José Medeiros (PL), que se apresenta como pré-candidato ao Senado da República. Ambos destacaram a importância de Bira para o fortalecimento do PL no sul de Mato Grosso. “Bira é um homem de fé, de trabalho e de palavra. É a cara do nosso partido e do que o Mato Grosso precisa: gente comprometida com a verdade e com o desenvolvimento”, declarou Fagundes.
Também participou da cerimônia a vereadora Gislaine Yamashita, que é presidente estadual do PL Mulher em Mato Grosso e presidente municipal do PL em Primavera do Leste. Em seu discurso, Gislaine enfatizou que a filiação de Bira representa “a força da direita organizada, que une empresários, igrejas e famílias em torno de um mesmo propósito de mudança e renovação política”.
O evento teve ainda a presença de pastores líderes da Igreja Assembleia de Deus Madureira em Mato Grosso, entre eles José Fernandes, presidente da convenção estadual, e Ary Dantas, coordenador político da instituição no Estado, além do pastor Ronaldo Santos, líder da Madureira em Primavera do Leste — todos destacando a importância de Bira como representante dos valores cristãos na política.
O prefeito Sérgio Machnic (PL) também participou do ato, reforçando em sua fala que Bira chega ao cenário político com o respaldo de um importante grupo de lideranças alinhadas ao seu projeto de gestão, deixando clara a sintonia entre o novo filiado e as principais forças políticas do município.
Em seu discurso, Bira da Econômica afirmou que ingressa no PL movido por convicção e propósito. “Procurei o PL porque é um partido que defende o que acredito: a família, a fé e o direito de viver com dignidade. A política precisa ser feita com propósito, com verdade e com compromisso com as pessoas”, disse.
Embora o evento não tenha sido um lançamento formal de pré-candidatura, o entusiasmo do público e o apoio maciço das lideranças políticas e religiosas evidenciaram a força que Bira passa a exercer dentro do partido. Ele se consolida como o principal nome da direita em Primavera do Leste e a maior referência política da Assembleia de Deus Madureira em Mato Grosso, abrindo um novo ciclo de protagonismo conservador no Estado.