Kayra Ribas estreia como diretora no filme “Reverso”
Do palco às telas: curta-metragem mato-grossense transforma peça teatral em cinema e inicia gravações em Primavera do Leste Foto: Assessoria
O curta-metragem Reverso iniciou suas gravações nesta semana e seguirá até o final de outubro, marcando um novo passo na trajetória de uma obra que nasceu nos palcos de Primavera do Leste e agora ganha vida nas telas. O projeto, produzido pelo Grupo Primitivos e pela Faces Filmes, tem origem em uma peça teatral montada em 2022 com alunas da Escola Municipal de Teatro e, em 2023, foi adaptado como roteiro cinematográfico dentro do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso. Agora, em 2025, o trabalho se concretiza nas gravações do filme.
Com roteiro e direção de Kayra Ribas, Reverso é um filme sobre o tempo, as escolhas e as consequências do consumo de álcool na adolescência. De maneira poética e sensível, a obra convida o público jovem a refletir sobre os instantes decisivos da vida e sobre como um simples gesto pode mudar o rumo de uma história.
“Reverso nasceu dentro da Escola Municipal de Teatro, em 2022, quando eu e Rodsley Gomes criamos o espetáculo ao lado das alunas do polo IFMT. Daquela experiência, ficou a vontade de seguir contando essa história, desta vez, através da linguagem do cinema. No ano seguinte, já na universidade, o roteiro ganhou novas formas, mas manteve a mesma essência: a sensibilidade do tempo, das escolhas, e de tratar assuntos emergentes na adolescência. Ver esse projeto tomando corpo me emociona profundamente. É um filme que nasce do afeto, da coletividade e da arte que me formou, e marca o meu primeiro passo como diretora audiovisual”, destacou Kayra Ribas.
A jovem iniciou sua trajetória artística aos sete anos de idade nos projetos de teatro de Primavera do Leste, coordenados pelo Teatro Faces. Mais tarde, se envolveu com o audiovisual através dos projetos da Faces Filmes, onde consolidou sua paixão pelo cinema. Hoje, atriz e produtora do Grupo Primitivos, Kayra estreia como diretora e roteirista com uma obra que propõe reflexão sobre a romantização do consumo de bebida alcoólica na adolescência, contrastando com os sonhos e possibilidades dessa fase da vida.
As filmagens ocorrem em Primavera do Leste, reunindo uma equipe majoritariamente local e atores oriundos da Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino.
A produção é uma realização do Grupo Primitivos, Faces Filmes e Seriguela Filmes, contemplada pelo Edital de Seleção Pública nº 15/2023/SECEL/MT – Diretor(a) Estreante (Lei Paulo Gustavo), promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.