Deputado Chico Guarnieri leva debate sobre serviços da Energisa para Rondonópolis
Audiência Pública, no dia 16 de outubro, vai ouvir a população da região Sul e cobrar soluções para falhas no fornecimento de energia e atendimento da concessionária Foto: Assessoria
A pedido do deputado estadual Chico Guarnieri, no dia 16 de outubro, será a vez de Rondonópolis receber a audiência pública sobre os serviços da Energisa, na região Sul do estado. A sessão pública, a partir das 19h, na Câmara Municipal, faz parte do ciclo de reuniões que debaterá o serviço de energia em Mato Grosso, uma vez que o contrato vigente com a concessionária está em sua fase final e será encerrado em dezembro de 2027.
Chico Guarnieri pontua que a audiência pública deverá contar com a participação de autoridades municipais, representantes da população local, além de instituições estaduais como o Ministério Público, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás (Sindenergia), entre outras.
“O nosso pedido teve como base as inúmeras reclamações a manifestações feitas pela população rondonopolitana e de toda a região Sul de Mato Grosso. Entre os apontamentos feitos nas denúncias estão a instabilidade no fornecimento da energia elétrica, as oscilações frequentes, interrupções prolongadas que resultam em muitos prejuízos para os clientes”, explica Chico Guarnieri. O parlamentar é o autor do requerimento também assinado pelos deputados: Nininho, Sebastião Rezende, Thiago Silva e Wilson Santos.
Chico Guarnieri reforça que as deficiências nos serviços prestados pela concessionária têm gerado transtornos significativos ao cotidiano da população e comprometido o desenvolvimento local. Além disso, há relatos de demora nos atendimentos técnicos, cobranças indevidas e ausência de canais eficazes de resposta à comunidade.
“Estamos fazendo essas audiências públicas para que a população tenha voz, traga as suas reclamações que serão apresentadas diretamente à Energisa. Precisamos que a concessionária preste um serviço de melhor qualidade e é isso que buscamos, porque a empresa tem um grande lucro, mas o retorno, para o consumidor, é bem aquém do necessário”, comenta o deputado Chico Guarnieri.
A cidade de Tangará da Serra foi a primeira a receber o debate, no dia 02 de outubro. Lá estiveram presentes mais de 100 pessoas, do município anfitrião, mas também dos arredores. O público levou os mais variados temas de reclamações sobre a Energisa: preço alto da tarifa paga em Mato Grosso, alteração do valor da conta; dificuldade de manutenção da rede; rede monofásica, entre outros.
Serviço
Pauta: Audiência Pública sobre a prestação de serviço da Energisa em Rondonópolis e região
Data: 16 de outubro
Horário: A partir das 19h
Onde: Câmara Municipal de Rondonópolis