• 2 de outubro de 2025
#Mato Grosso #Meio ambiente #Redes #Redes Sociais #Segurança Publica

MEIO AMBIENTE

Homem é preso após provocar incêndios próximos ao Parque Serra Azul em MT

Bombeiros controlaram dois focos antes que atingissem a unidade de conservação; câmeras de segurança flagraram suspeito ateando fogo.
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu, nesta quinta-feira (02), dois focos de incêndio em áreas de vegetação no entorno do Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (511 km de Cuiabá). O fogo foi provocado por um homem que acabou preso em flagrante por crime ambiental após ser identificado por câmeras de segurança enquanto ateava chamas na região.

Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, o sistema de monitoramento do parque detectou a fumaça e acionou as equipes de combate pelo telefone de emergência 193. Bombeiros especializados em incêndios florestais foram deslocados imediatamente para a ocorrência.

Um dos focos foi registrado próximo ao Córrego Lajedo, em área de preservação que dá acesso ao parque, e o outro em um lote baldio na zona urbana. A rápida resposta impediu que as chamas avançassem sobre a unidade de conservação ou comunidades vizinhas.

“Os bombeiros priorizaram a contenção no córrego e, depois, seguiram para o terreno baldio. Já constatado o caráter criminoso, acionamos a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente para dar continuidade às diligências”, explicou o comandante.

Com base nas imagens de câmeras, o suspeito foi localizado e preso em flagrante pela Polícia Militar, sendo levado à Delegacia da Polícia Civil. Além da responsabilização criminal, ele também poderá ser multado administrativamente pelo Corpo de Bombeiros, conforme a legislação ambiental e o Decreto Federal nº 6.514/2008.

Homem é preso após provocar incêndios próximos ao Parque Serra Azul em MT

Polícia apreende 127 kg de maconha e