Governo anuncia fiscalização rigorosa contra adulteração de bebidas em Mato Grosso
Gestão reforça alerta após aumento de casos de intoxicação por metanol no país; estado não registrou ocorrências até o momento Foto: Reprodução
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira (02), por meio das redes sociais, que determinou a intensificação das ações de fiscalização contra adulteração de bebidas alcoólicas no estado. A medida ocorre em meio à preocupação nacional com casos de intoxicação por metanol, que já somam 59 registros até quarta-feira (01), conforme dados do Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que não há confirmações de intoxicação por metanol em Mato Grosso, mas reforçou a necessidade de atenção e de denúncias da população.
O metanol, substância utilizada em solventes e processos industriais, é altamente tóxico para o organismo humano. Quando ingerido, é metabolizado pelo fígado em compostos que atacam a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também há riscos de insuficiência pulmonar e renal.
O governador destacou ainda o caso registrado em Nova Mutum (269 km de Cuiabá), onde três homens foram presos suspeitos de atuar em uma fábrica clandestina de bebidas adulteradas. Segundo o delegado Edmundo Félix, responsável pela investigação, os suspeitos admitiram o uso de soda cáustica para manipular rótulos de produtos falsificados.
“Aqui é tolerância zero com essa bandidagem. E se você souber ou tiver suspeita em relação a esse ou qualquer tipo de crime, pode ligar no 181 e fazer a denúncia de forma totalmente anônima”, afirmou Mendes.
A SES orienta que casos suspeitos de intoxicação por metanol sejam comunicados imediatamente à Rede Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio do e-mail [email protected], pelo telefone (65) 3613-5499 (horário comercial) ou pelo plantão (65) 98464-2678.