Corpo de Bombeiros intensifica combate aos incêndios na Serra do Roncador e Parque Estadual da Serra Azul
O uso de aviões no lançamento de água é considerado uma estratégia fundamental para conter focos de incêndio Foto: CBM-MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensificou, nesta sexta-feira (5.9), as ações de combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual da Serra Azul e a região da Serra do Roncador, no município de Barra do Garças. A operação foi reforçada com o incremento do efetivo, instalação de uma Sala de Situação na serra, além do envio de aeronaves especializadas.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, foi elaborado um planejamento estratégico para viabilizar o emprego de três aeronaves nas operações realizadas na região de Barra do Garças, sendo duas que já atuam na Serra do Roncador e uma no Parque Estadual da Serra Azul.
O uso de aviões no lançamento de água é considerado uma estratégia fundamental para conter focos de incêndio em áreas de difícil acesso por terra.
“O emprego dos meios aéreos permite uma resposta mais rápida e direcionada, otimizando os recursos e garantindo maior segurança às equipes que atuam em solo. E essa atuação conjunta com outras instituições permite ampliar nossa capacidade de resposta e otimizar os recursos disponíveis”, afirmou o coronel.
Além do reforço aéreo, o comandante determinou a instalação temporária de uma Sala de Situação nas proximidades da Serra do Roncador. O objetivo é coordenar as ações operacionais em tempo real, realizar briefings com as equipes em campo e ajustar rapidamente as estratégias de combate conforme necessário.
A estiagem prolongada, combinada a ventos fortes e altas temperaturas, tem acelerado a propagação das chamas, exigindo uma resposta rápida e contínua para proteger a vegetação e minimizar os impactos sobre a fauna local.
“Todas as ações são acompanhadas pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, mas a presença de uma Sala de Situação no local permite uma coordenação mais ágil e eficaz das equipes em campo. É uma estratégia que já demonstrou bons resultados no Pantanal, onde, até o momento, os registros de focos ativos têm se mantido baixos”, afirmou.
Essas ações são reforçadas com o apoio dos produtores da região, que têm contribuído significativamente com os esforços, disponibilizando brigadistas e maquinários como tratores, retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões-pipa, além de apoio logístico para atuar na operação.
Já no Parque Estadual da Serra Azul, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar atuam de forma ininterrupta desde a madrugada de quinta-feira (04.09). A operação conta com o apoio de brigadistas do parque, da Defesa Civil e de militares do Exército, que prestam suporte logístico às equipes em campo. O combate aéreo, já empregado na região, segue sendo fundamental para conter os focos.
A gerente do Parque Estadual da Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, acompanha de perto toda a operação e reforçou que, neste momento, o mais importante é o apoio da população na prevenção de novos focos, já que o combate está sendo realizado pelas equipes especializadas.
“Neste momento, precisamos que a população tenha consciência. Que você, voluntário, nos ajude para que não tenhamos mais focos no parque. Se você flagrar alguém colocando fogo no lixo, na beirada da estrada, denuncie. Esse é o melhor apoio que podemos dar ao Parque para que não tenhamos mais focos”, afirmou.