• 27 de agosto de 2025
#Política #Redes #Redes Sociais

POLÍTICA

Vereador chama prefeita de “cachorra viciada” e caso repercute no Estado

Declaração de Gilson da Agricultura (União) durante sessão da Câmara gerou repúdio e mobilizou a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa
Foto: Reprodução

Um episódio de forte repercussão marcou a 2ª sessão extraordinária da 12ª legislatura da Câmara Municipal de Pedra Preta, realizada na última segunda-feira (25) e transmitida ao vivo pelo canal oficial no YouTube. O vereador Gilson da Agricultura (União), de 49 anos, ao ocupar a tribuna, criticou a prefeita Iraci Ferreira (PSDB), que completou 58 anos nesta terça-feira (26), e utilizou termos ofensivos que desencadearam reação política em todo o Estado.

Gilson discordou da destinação de verbas públicas para a realização de uma festa popular no município, defendendo que o recurso deveria ser aplicado no abastecimento de água para comunidades rurais. Contudo, em tom agressivo, chamou a prefeita de “cachorra viciada pedindo voto” e reforçou: “E meu vocabulário é esse mesmo”.

A fala foi imediatamente classificada como violência política de gênero. Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (26), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) repudiou a atitude e anunciou que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa irá acionar os órgãos competentes:

“Nós vamos acionar o Ministério Público. Queremos que ele explique o que significa essa expressão. Isso não é apenas um desrespeito à prefeita, mas a todas as mulheres. Não podemos admitir esse tipo de violência no espaço político”, afirmou.

Janaina também defendeu que o caso seja analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com possibilidade de tornar o vereador inelegível: “Não existe civilidade quando se agride uma mulher. Para ser um representante político é preciso ter civilidade”, reforçou.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Pedra Preta e a Câmara Municipal não haviam se manifestado. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Vereador chama prefeita de “cachorra viciada” e caso repercute no Estado

Prefeito presta contas do Cuida Primavera e